Ritual de iniciação

Páginas: 4 (893 palavras) Publicado: 20 de fevereiro de 2013
A.R.L.S 24 DE JUNHO – 2747



TRABALHO – RITUAL DE INICIAÇÃO MAÇÔNICO


AP.’.M.’. DANILO DAMO VIETRI
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo principal mostrar aos caros Irs.’.o ponto de vista de um AP.’.M.’. sobre o ritual de iniciação, colocando em foco a experiência vivida bem como as sensações decorrentes desta nova etapa conquistada.
“ A iniciação é um estado degraça, a célebre frase “Se a curiosidade aqui te conduz, retira-te” mostra a realidade de um aprendiz com um misto de curiosidade e medo, porém todos nós somos seres humanos, logo, seres pensantes, nãocondenemos a curiosidade, porém iniciais os que comprometem-se com os preceitos da ordem e não os caçadores de assunto, a nação maçônica utiliza-se de humildade e não soberba.”
Danilo Damo VietriAP.’.M.’. – A.R.L.S 24 de Junho - 2747


















DESENVOLVIMENTO
A apresentação que me cabe fazer difere um pouco do padrão colocado em pesquisas por mim mesmofeitas a respeito da Iniciação na Maçonaria. Permita-me caros Irs.’. que um AP.’.M.’. demonstre aos senhores, todo o sentimento a qual me foi aflorado na oportunidade dada nesta Augusta e RespeitávelLoja a qual hoje pertenço.
Afinal, o que seria a Iniciação Maçônica? Como nós, seres dotados de inteligência, coerência e discernimento aceitamos adentrar em uma esfera cercada pelo segredo,ocultismo, algo como uma sociedade secreta, transpondo séculos, gerações, capaz de instigar até mesmo escritores célebres (Dan Brown) e fazer com que aceitemos suas próprias leis sempre regrada pelo maisabsoluto silêncio. Ou seja, qual ser humano em sua sã consciência falaria sim para algo totalmente oculto, que não tem absoluta certeza do que é? E por muitas vezes...teme. Temor, lógico, sobre boatosque assolam o que é desconhecido, afinal a lei humana evidencia e mostra que tudo o que nós desconhecemos, logo criamos uma forma de esquivar, afinal o desconhecido é de longe, temido. Quem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rituais de iniciação
  • Cultura e rituais de iniciação
  • Rituais de iniciação em angola
  • RITUAL DE INICIAÇÃO NO CANDOMBLÉ DE KETÚ: UMA EXPERIÊNCIA ANTROPOLÓGICA
  • O ritual
  • Rituais
  • Rituais
  • O Ritual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!