Rituais de iniciação em angola

Páginas: 3 (520 palavras) Publicado: 1 de maio de 2011
Ritos de passagem são celebrações que marcam mudanças de status de uma pessoa no seio de sua comunidade.
O termo foi popularizado pelo antropólogo alemão Arnold van Gennep no início do século vinte.Outras teorias foram desenvolvidas por Mary Douglas e Victor Turner na década de 1960. Os ritos de passagem são realizados de diversas formas, dependendo da situação celebrada; desde rituais místicosou religiosos até assinatura de papéis (ou ainda os dois juntos).
Em todas as sociedades primitivas, determinados momentos na vida de seus membros eram marcados por cerimônias especiais, conhecidascomo ritos de iniciação ou de passagem. Essas cerimônias, mais do que representarem uma transição particular para o indivíduo, representava igualmente a sua progressiva aceitação e participação nasociedade na qual estava inserido, tendo, portanto tanto o cunho individual quanto o coletivo.
Geralmente, a primeira dessas cerimônias era praticada dentro do próprio ambiente familiar, logo em seguidaao nascimento. Nesse rito, o recém-nascido era apresentado aos seus antecedentes diretos, e era reconhecido como sendo parte da linhagem ancestral. Seu nome, previamente escolhido, era entãopronunciado para ele pela primeira vez, de forma solene. Alguns anos mais tarde, ao atingir a puberdade, o jovem passava por outra cerimônia.
Para as mulheres, isso se dava geralmente no momento da primeiramenstruação, marcando o fato que, entrando no seu período fértil, estava apta a preparar-se para o casamento.
Para os rapazes, essa cerimônia geralmente se dava no momento em que ele fazia a caça e oabate do primeiro animal. Ligadas, portanto, ao derramamento de sangue, essas cerimônias significavam a integração daquela pessoa como membro produtivo da tribo: ao derramar sangue para a preservaçãoda comunidade (pela procriação ou pela alimentação), ela estava simbolicamente misturando o seu próprio sangue ao sangue do seu clã.
Todas essas cerimônias, no entanto, marcavam pontos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ritual de iniciação
  • Rituais de iniciação
  • Rituais de angola
  • Rituais, valores e culturas de Angola
  • Cultura e rituais de iniciação
  • Rituais valores cultura de angola
  • RITUAL DE INICIAÇÃO NO CANDOMBLÉ DE KETÚ: UMA EXPERIÊNCIA ANTROPOLÓGICA
  • O ritual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!