Rituais Astecas

Páginas: 2 (301 palavras) Publicado: 25 de junho de 2013
Rituais Astecas
A religião e os rituais sempre foram muito importantes para o povo asteca.
O sacrifício humano era a oferenda máxima que se podia fazer aos deuses.
Osastecas observavam profundamente os astros, e eles acreditavam que o Sol e a Lua eram deuses. A Lua seria o “deus” da escuridão (do mal) e o Sol seria o “deus” da luz (dobem).
Porém para que o Sol triunfasse era preciso que ele estivesse forte, e o homem teria que alimentá-lo, pois o Sol necessita ser alimentado da própria vida, que seria osangue dos homens.
Os astecas temiam que sem o sacrifício, o Sol poderia não aparecer mais por não ter sido alimentado, e a Lua triunfaria, conservando para sempre aescuridão.
Os sacrifícios ocorriam em ciclos festivos dos meses do calendário solar, que muitas vezes, coincidiam com a data de aniversário dos deuses.
Normalmente ossacrifícios seguiam uma sequência de rituais: na noite anterior o sacrificado tinha o corpo velado, era tratado como deus e às vezes tinha o corpo pintado de branco.
No diaseguinte, era levado aos centros cerimoniais e, em público, sacrificado.
O coração arrancado, a decapitação, as flechadas na garganta e o afogamento eram os métodos utilizados,sendo o primeiro deles o mais comum.
O sacrificado, deitado numa pedra, tinha seus membros segurados por quatro sacerdotes.
Um quinto homem responsável pela cerimôniapegava uma faca de obsidiana, pedra vulcânica comum na região, e abria o peito da vítima.
Em seguida, o coração arrancado era mostrado à multidão.
O corpo finalmente eralançado pelas escadarias do templo.
Para finalizar, de tarde, partes do corpo eram comidas num ritual antropofágico que era um evento religioso e social importante.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O ritual
  • Rituais
  • Astecas
  • asteca
  • Astecas
  • Astecas
  • Quem foram os Astecas
  • Rituais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!