Ritos E Mitos
Ritos e Mitos
1 Ritos
Rito trata-se de um costume ou de uma cerimônia que se repete de forma invariável de acordo com um conjunto de normas previamente estabelecidas. Os ritos são simbólicos e tendem a expressar o conteúdo de algum mito.
A celebração dos ritos toma o nome de ritual e pode ser bastante variada. Alguns rituais são festivos, ao passo que outros têm lugar de forma solene. Os rituais são levados a cabo de acordo com a tradição e podem ser dirigidos por algum tipo de autoridade (no caso do catolicismo, os rituais são liderados pelos sacerdotes).
Os ritos variam consoante a sociedade ou a cultura, apesar de se basearem em certas questões comuns a toda a humanidade. Um exemplo deste são os ritos funerários, que se desenvolvem em jeito de despedida do falecido e, em certos casos, para o preparar para a próxima vida ou para a reencarnação.
Nas sociedades ocidentais, o rito funerário inclui o velório (um ato privado onde os familiares e os amigos do defunto se despedem dele em corpo presente) e o funeral (a sepultura, a cremação ou o embalsamamento do cadáver).
Existem ritos, por outro lado, dedicados à passagem de uma etapa para outra (da puberdade para a idade adulta, do estado de solteiro para o casamento). Também há ritos de iniciação, que estão relacionados com a introdução a certos mistérios ou a práticas ocultas para os não iniciados.
Tipos de rito:
Ritos de sacrifício: Nos ritos de sacrifício, um objeto é oferecido à divindade para estabelecer, manter ou restaurar a relação adequada do homem com a ordem sagrada. O sacrifício -- encontrado em todas as religiões -- pode ser sangrento, incruento ou em forma de oferendas divinas. Como exemplo, podem ser citados os sacrifícios humanos de fenícios e de astecas, no primeiro caso; as oferendas de arroz e comida dos povos asiáticos para o segundo; e da própria divindade, simbolizada no pão e no vinho da missa católica, para o terceiro tipo.
Ritos de passagem: Chamam-se assim