RITO DO CASAMENTO SEM MISSA

Páginas: 9 (2166 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015
RITO DO CASAMENTO SEM MISSA

COM.: Sejam todos bem-vindos para esta celebração do testemunho e da confirmação do amor. Amar é experimentar a plenitude do bem, mistu­rada a um êxtase divino e humano. Amar é sentir que a terra e o céu formam um paraíso sem contradi­ções. É acreditar que o sonho não é utopia distante, mas expressão da verdade concreta que geramos no ventre da esperança. O amor nãotem barreiras, invade qualquer limi­te humano para se manifestar. Es­tamos aqui para testemunhar que o amor é presente; é Deus se mani­festando de forma humana e concre­ta. O amor é mistério que se revela. É força que se rende, é luz que re­flete. Hoje celebramos o amor em forma de entrega, doação, ternura e graça. Celebramos, na fé, o amor de N. e N.


Entrada dos pais e padrinhos

Entrada doNoivo

Entrada dos Pajes e floristas

Obs.: enquanto eles entram, canta-se um canto. Caso necessite canta-se dois. Porém deve-se ter prudência e lembre-se o canto tem uma finalidade litúrgica.

Entrada da noiva.
Obs.: toca-se a marcha nupcial.

ACOLHIDA

PR.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

AS.: Amém!

PR.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do EspíritoSanto estejam convosco!

AS.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

PR.: N. e N., a Igreja participa da vos­sa alegria e vos recebe de coração, assim como a vossos pais, parentes e amigos, neste dia em que, diante de Deus, nosso Pai, ireis firmar entre vós uma aliança para toda a vida. Que o Senhor vos ouça neste dia de tanta felicidade e vos mande o auxí­lio celeste,conservando-vos assim por muito tempo; que ele vos conce­da muitas graças, segundo o vosso coração, e realize todas as vossas aspirações.

AS.:Amém!

OREMOS(pausa): Ó Deus, que desde o princípio santificas­tes misteriosamente a união con­jugal para prefigurar no casa­mento o mistério do Cristo e da Igreja, dai a N. e N. realizar em sua vida este grande sacramen­to. Por nosso Senhor Jesus Cris­to, vosso Filho,na unidade do Es­pírito Santo.

AS.: Amém!

Liturgia da Palavra

I LEITURA (Gn 2,18-24)

COM.: Este é o momento em que o pão da Palavra vem para nos nutrir e fundamentar nossas buscas. Na lei­tura do livro do Gênesis que vamos ouvir, Deus deseja que o homem, com sua companheira, usufrua de todo o bem e possua vida plena. A única condição é aceitar o projeto divino de vida e fraternidade.Leitura do Livro do Gênesis. ­
O Senhor Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele".
Então o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu e trouxe-os a Adão, para ver como os chama­ria; todo o ser vivo teria o nome que Adão lhe desse. E Adão deu nome a todos os animais domésti­cos, a todas as aves do céu e a todos os animaisselvagens, mas Adão não encontrou uma auxiliar semelhante a ele.
Então o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre Adão. Quando este adormeceu, tirou-lhe I uma das costelas e fechou o lugar com carne. Depois, da costela tirada de Adão, o Senhor Deus formou a mulher e conduziu-a a Adão. E Adão exclamou: "Desta vez, sim, é osso dos meus ossos e car­ne da minha carne! Ela será chamada 'mulher',porque foi tirada do homem". Por isso, o homem dei­xará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne. - Palavra do Senhor.

AS.: Graças a Deus!

SALMO DE RESPOSTA
Salmo 127(128)

11 LEITURA (Ct 2,8-1 0.14.16a; 8,6-7a)


EVANGELHO (Mt 7,21.24-25)

COM.: No Evangelho, Jesus nos diz que construir a casa sobre a rocha em viver e agir de acordo com a justiça do Reino, apresentadano Sermão da Montanha. Quem quer construir uma família precisa se estruturar com a solidez que vem do amor de Deus. Cantemos!

Canto

PR.: O Senhor esteja convosco!

AS.: Ele está no meio de nós!

PR.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo escrito por Mateus.

AS.: Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor' entra­rá no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RITO CASAMENTO
  • ritos da missa e objetos liturgicos
  • Missa
  • A missa
  • missa
  • MISSA
  • Missa
  • missa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!