Riscovsprevenção

Páginas: 2 (430 palavras) Publicado: 29 de julho de 2012
Projecto Prevenir a (in) Segurança: Uma iniciativa para (e com) idosos em Animação Sociocultural

Autoria de Joaquim Saraiva, licenciado em Animação Sociocultural pela Escola Superior de Educaçãodo Instituto Politécnico de Lisboa, Pós graduado em Gerontologia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade Técnica de Lisboa. Agente da Policia de Segurança Pública.Animador Sóciocultural com idosos.
e-mail: saraivamauricio@hotmail.com
Tm: 963284385

Resumo
O Modelo Integrado Policiamento Proximidade permite um policiamento mais directo, personalizado com oscidadãos, particularmente junto de alguns dos grupos mais vulneráveis da sociedade, como é o caso da população idosa. O projecto Prevenir a (in) Segurança, desenvolvido no contexto do MIPP junto depopulação idosa, resultou da adopção de princípios e metodologias de Animação Sociocultural e teve como principal finalidade contribuir para o desenvolvimento de uma produção partilhada de segurançajunto deste grupo, assente em atitudes e práticas de prevenção.
Objectivos
• Alertar a população idosa para o tipo de ilícitos em que são mais vulneráveis;
• Sensibilizar para medidas deprevenção e defesa relativas a ataques à integridade e segurança pessoais;
• Desenvolver sinergias e relações sustentáveis com os cidadãos e toda a comunidade civil.
Metodologia
Para a realizaçãodeste projecto, ouve a participação voluntária de sete idosos, residentes na Unidade Residencial Madre Maria Clara e oito elementos da Esquadra de Carnaxide pertencentes ao PIPP.
Foram encenadas efilmadas as várias simulações de situações de burla e outros tipos de ilícitos, praticados contra a população idosa.
As vítimas foram protagonizadas pelos idosos, os papéis de burlões foramdesempenhados por agentes do MIPP. Reflexão crítica conjunta dos destinatários e dos parceiros sobre as iniciativas desenvolvidas: os seus resultados e impacto, mas também os seus limites e insuficiências...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!