Riscos

Páginas: 8 (1910 palavras) Publicado: 10 de janeiro de 2011
Laboratório - Wikipédia, a enciclopédia livre

Page 1 of 7

Laboratório
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Este artigo ou secção não cita as suas fontes ou referências
(desde junho de 2009)

Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapé. Encontre fontes: Google – news, books, scholar, Scirus Umlaboratório é uma sala ou espaço físico normalmente equipada com diversos instrumentos de medição onde se realizam experiências, cálculos, análises químicas ou biológicas e medições físicas. É comum na prática laboratorial a utilização de modelos físicos e de modelos matemáticos.

Índice
1 Equipamento 1.1 Vidraria 1.1.1 Balões 1.1.2 Balões multitubulados 1.1.3 Béqueres 1.1.4 Condensadores 1.1.5Funil 1.1.5.1 Funil de Separação por sucção 1.1.5.2 Eletrônicos 1.1.6 Demais equipamentos 2 Condições gerais em um laboratório 2.1 Temperatura 2.2 umidade 2.3 Pressão 2.4 Rede elétrica 2.5 Pó 2.6 Vibrações e ruído 3 Segurança no laboratório
Laboratório de bioquímica

Equipamento
Os laboratórios possuem, normalmente computadores e equipamentos específicos, dependendo de suas finalidades(laboratórios de química, de física, de biologia, de clínica médica, de hidráulica, de solos, de aeronáutica, de automóveis , etc).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Laborat%C3%B3rio

30-07-2009

Laboratório - Wikipédia, a enciclopédia livre

Page 2 of 7

Nos laboratórios de química, normalmente, há pelo menos uma capela de laboratório onde produtos químicos tóxicos e perigosos podem sermanipulados sem risco. Isto reduz, e geralmente, elimina o risco de inalação dos gases tóxicos produzidos pela reação dos produtos químicos. Nos laboratórios, há habitualmente uma ou várias pias para lavar as mãos. Extintores são instalados , para ajudar a apagar o fogo no caso de incêndio. Há igualmente um dispositivo para lavar os olhos e um chuveiro no caso dos produtos químicos vazarem sobre asroupas, a pele ou os olhos exceto em laboratórios de tecnologia e de física, onde não se utiliza vidraria, capela e produtos químicos tóxicos. Em anexo ao laboratório, há habitualmente um ou vários locais onde os produtos químicos secos e úmidos são armazenados, onde se prepara todos os reagentes como ácidos, bases, soluções tampão, solução e onde se distribui a vidraria, o pequeno material e osequipamentos de proteção individual do pessoal. Num laboratório de tecnologia ou de física, estas salas adicionais, em geral, são utilizadas para o armazenamento dos equipamentos e como atelier de reparo. Freqüentemente, uma sala é reservada à purificação dos reagentes ou, no caso da bioquímica, a esterilização dos equipamentos. O equipamento e a orientação de um laboratório dependerão finalmente doseu objetivo. Os laboratórios de universidade, e em geral os de análise química ou bioquímica contêm da vidraria em grande quantidade. Como equipamentos comuns de laboratório, pode-se ter as centrífugas para separar os sólidos dos líquidos, os espectrofotômetros para medir a adsorbância óptica de um líquido a um comprimento de onda definido (medida da cor), trompas para fornecer a aspiração , etermostatos para manter uma temperatura fixa e definida. Os laboratórios de microbiologia têm habitualmente salas separadas com pressão negativa para impedir a entrada de bactérias nocivos. O ar passa, em geral, por um certo número de filtros e é expulso da sala. Os laboratórios previstos para tratar sérias de amostras, como os destinados à análise para o meio ambiental ou análises clinícas sãoequipados de aparelhos especializados automatizados concebidos para tratar muito de amostras. A pesquisa e a experimentação não são uma prioridade nestes laboratórios; o objetivo é oferecer um resultado rápido e fiável.

Vidraria
Balões Balão fundo chato ou de Florença Balão fundo redondo Balão fundo redondo com gargalo de virola Balão volumétrico Erlenmeyer Kitassato Balões multitubulados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Riscos
  • Risco
  • riscos
  • Risco
  • RISCOS
  • riscos
  • Risco
  • Risco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!