Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana no município de rio branco - mt

Páginas: 16 (3888 palavras) Publicado: 9 de maio de 2013
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 MEIO AMBIENTE .....................................................................................................3

3 DISPERSÃO URBANA E PERIURBANIZAÇÃO .................................................. 4
4 PLANEJAMENTO URBANO X RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS....................5

5 - LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE RIO BRANCO - MT..........6
6 - RIOBRANCO: RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA...................................................................................................................................6

7 - CONCLUSÃO....................................................................................................................8

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................9

INTRODUÇÃO

No curso da história, percebe-se que a civilização humana têm trilhado os caminhos em busca do desenvolvimento, muitas vezes, sem demonstrar interesse às questões voltadas ao meio ambiente, ao planejamento urbano, mesmo que em escala limitada. Todavia, nas últimas décadas tais práticas vêm sendo abolidas e as preocupações ambientais setornando uma praxis concreta, real e extremamente necessária. Ja discutimos em trabalho anterior, que há registros que as questões voltadas ao Planejamento urbano cerceiam desde 3500 a.C, vimos também, que este caracteriza-se pelo mecanismo de criação e desenvolvimento de programas pelos gestores públicos e privados, o qual visa melhorar ou revitalizar certos aspectos dentro de uma dada áreaurbana ou pode incidir sobre uma nova área urbana em uma dada região, cujos objetivos vem de encontro às melhorias de qualidade de vida de seus habitantes. E, se tratando da qualidade de vida, as questões ambientais são imprescindiveis, as quais serão temas deste trabalho.
Discutiremos a importância de conservação, preservação, manutenção do meio ambiente como um todo e, principalmente,analisando os Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana, com foco na cidade de Rio Branco – MT, uma pequena cidade da região sudoeste do Estado de Mato Grosso, cuja colonização iniciou-se a partir da década de 50.
O trabalho pautou-se em pesquisas de campo e bibliográficas, visando à construção do conhecimento, na expectativa que o trabalho contribua efetivamente para futuras açõesdos gestores no ambiente pesquisado.


2 – O MEIO AMBIENTE.
Partindo do princípio Constitucional, garantido na constituição de 1988, em seu Art. 225, caput onde o legislador dedicou um capítulo especialmente voltado ao meio ambiente, e já citado a pagina 5, podemos ver:
“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencialà sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. (BRASIL, 1988:142).
Se analisarmos o contexto, disposto no artigo acima transcrito, bem como as discussões de especialistas do assunto, verificaremos que o termo Todos quer dizer que qualquer pessoa é sujeito de direitos relacionados ao meioambiente. Ao passo que o bem de uso comum abrange todos os bens (tudo que possa ser valorado) que não pertencem a ninguém especificamente, entretanto, que possam ser utilizados por qualquer um, a qualquer tempo, sem qualquer ônus, exemplo: água, ar, luz solar, etc). Já o que tange à qualidade de vida é amplo e abrange todos os aspectos da vida humana, tais como transporte coletivo, segurançapública, comunicações, hospitais, lazer, habitação, saneamento básico, coleta e armazenamento dos resíduos sólidos em local adequado, enfim, tudo o que possa conduzir a um nível de bem estar do cidadão. Podemos verificar que a responsabilidade pelo meio ambiente ecologicamente equilibrado não está restrita ao Poder Público constituído em qualquer uma de suas esperas, seja ela Federal, Estadual ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Riscos e impactos ambientais em áreas de expansão urbana
  • Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana
  • “Riscos e impactos ambientais na area de expansão urbana”
  • Riscos de impactos ambientais na área de expansão urbana
  • Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana
  • Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana
  • RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA
  • Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!