Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana

Páginas: 6 (1305 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA
O presente trabalho vai abordar a expanção urbana devido ao processo de crescimento e transformação das metropoles apresentam componentes de “insustentabilidade”, a dimensão dos problemas ambientais tem se avolumado de forma crescente no contexto urbano metropolitano brasileiro. E tem provocado um descontrole em alguns setores estratégicospara a garantia da qualidade de vida, aumento desmesurado de enchentes, dificuldades na gestão dos resíduos sólidos, tendo um aumento no despejo inadequado de reíduos e ploriferação de doenças, impactos cada vez maiores da poluição do ar e como consequência doenças respiratórias e continua degradação dos recursos hidricos. No geral observa-se um agravamento dos problemas ambiental e a busca porprocesso de transformação e novas estratégicas para reverter esse quadro existente, e a necessidade de como implantar medidas para ordenar a ocupação de território irregulares e áreas de riscos. E assim garantir a qualidade de vida.

















2. DESENVOLVIMENTO

O crescimento da população urbana descontralada na década de 50 se deu por conta do crescimento acelerado dasmetropoles, um processo de transformação e modernização dos espaços intra - urbanos associado a industrialização brasileira das metropoles na epoca como São Paulo, Rio de Janeiro.
Esse crescimento metropolitano apresentam componentes de “insustentabilidade” como agravamento das condições de moradia e qualidade de vida para as populações de baixa renda, fazendo com que essas populações procurempor loteamentos irregulares e clandestinos ao redores das metropoles, essa concentração da pobreza nas metropoles cria-se como expresão um espaço dual “dual” que descreve de um lado, a “cidade formal” que é assumida pelo poder público, onde se concentra os ivenstimentos de todo tipo, e de outra seu contraponto absoluto, construida á sua margem, que tem no conceito “cidade informal” a expresão maisabrangete para designá-la, pois se diz respeito sobre a expansão e ocupação urbana ilegal de loteamentos irregulares sem licença em área protegidas e solos frágeis. A “cidade informal” é uma realidade de longa data na metropoles, devido essa urbanização e ocupação desordenada, a combinação dos processos de construção do espaço com as condições precária e sem qualidade urbanistica contribuem para aformação de espaços urbanos sem atributos de urbanidade e agravando os problemas socio-ambientais. O aumento desse padrão de urbanização apontam a incapacidade recorrente do estado em controlar e fiscalizar o uso e a ocupaçao do solo e atuar como controlador, financiador ou provedor de moradia para as populações com menos recursos. na decada de 70, município de são paulo numa tentativa decontrolar esse processo adotou um modelo de instrumento formulado denominado pelo conceito de “zoneamento urbano” que ao invés de ampliar os beneficio para o conjunto da população, funcionaram como limitadores da oferta de moradias ou loteamentos no mercado regular, estes instrumentos contribuiram decisivamente para a escalada da ilegalidade urbana aumentado ainda a ocupação em loteamentos ilegais. Asquestões ambientais urbanas passaram a ser foco principal, nas décadas de 80 e 90, impulsionados por foruns internaciionais promovidos pelas Nações Unidas, que se destaca a ideia de desenvolvimento urbano e proteção ao meio ambiente, onde Estado assume o compromisso de inclusão social e urbanística, projetos de construção de moradia habitacionais, alguns projetos realizados pelo poder público paraestruturar e regularizar essas área de loteamentos sem licenças e registro, por um lado parecia a solução para o reconhecimento social da “cidade informal”, mas por outro, gerava grandes problema socioambientais. As grandes metrópoles brasileiras vivem uma crise ambiental severa, como resultado de práticas gerenciais inadequadas das autoridades locais, como a falta de atenção, da omissão, da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana
  • “Riscos e impactos ambientais na area de expansão urbana”
  • Riscos de impactos ambientais na área de expansão urbana
  • Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana
  • RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA
  • Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana
  • Riscos de impactos ambientais na área de expansão urbana
  • Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!