Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana

Páginas: 6 (1413 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
Sistema de Ensino Presencial Conectado
Tecnologia a gestão ambiental

Aloísio José dos SANTOS FERREIRA

pLANEJAMENTO URBANO

Barreiras BA
2012

Aloísio José dos Santos Ferreira

Planejamento Urbano

Trabalho de Aloísio José dos Santo Ferreira Apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR,

Cidade
Ano

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Estruturaadministrativa 4
2.1.1 Plano diretor 4
3.1 Temas a gestão ambiental do município
3.1.1 Gestão de resíduo 4
3.1.3 Arborização urbana
3.1.2 Gestão de Resíduo Hídrico
3.1.4 Uso e ocupação do solo
3.1.5 Poluição sonora
4.1 INCENTIVOS À PRESERVAÇÃO 
4.1.1Semana do Cerrado

Conclusão




2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 81. INTRODUÇÃO

Barreiras um dos municípios mais populoso do estado da Bahia com uma população de 137.428 habitantes com uma área de 7 895,241 km², Barreiras é cortado pelo Rio Grande que é um afluente do Rio São Francisco banhando o oeste do estado.
A estrutura administrativa de Barreiras com a secretaría municipal do meio ambiente o conselho municipal o COMDEMA (conselho de municipal dedefesa do meio ambiente) que vem ajudando na fiscalização da secretaria de meio ambiente, apoiando projetos de preservação ambietais , a também o planejamento urbano que visa projetos educionais voutado para meio ambienteum um dele eo projeto Água Limpa um projeto a nível nacionals que visa preservação das reservas legais, principalmente a reestruturação das nascentes de águas de comunidadesagricolas.
Também a os projetos de incentivo a preservação ambiental com a semana do cerrado que é muito badalada no nosso município, trazendo um circuito de palestra, divulgação educacionais ambientais por meios de cartilhas, incentivo a arborização.



















2. Desenvolvimento

2.1.1 Estrutura administrativaNa estrutura administrativa de Barreiras BA, a secretária municipal de meio ambiente, que vem dando um grande apoio na educação ambiental de nosso município, juntamente com o (COMDEMA) Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.
O COMDEMA foi criado pela lei da Lei nº. 111/90 em 12 de janeiro de 1990 tem por objetivo promover a discussão, análise e proposição das diretrizes daspolíticas públicas ambientais de Barreiras. No COMDEMA são discutidos os diferentes temas relacionados à gestão ambiental municipal, tais como: gestão de resíduos, gestão de recursos hídricos, arborização urbana, uso e ocupação do solo, poluição sonora, poluição visual, saneamento básico, etc. Tem18 membros com reuniões extraordinárias abertas para o publico. O Comdema ajuda na fiscalização da secretariaambiental

2.1 .1.1 Plano diretor
O plano diretor de Barreiras com o objetivo de normatizar o crescimento da Cidade e do Município, com base nos princípios do desenvolvimento sustentável, preservando as suas características geoambientais e buscando a melhoria do padrão de qualidade de vida de todos, principalmente, no que se refere a emprego e renda, educação, saúde, tecnologia, cultura,habitação, transporte, esporte, lazer.
Neste plano á projetos de arborização urbana, projetos de conservação de nascente etc.

O Projeto Água limpa com nível nacional foi criado no município situado a noroeste do estado do Rio Grande do Sul, Horizontina idealizado pela modelo Gisele Bündchen que despertou um interesse para a importância da preservação da natureza e da convivência harmônica esustentável. Valdir Bündchen, pai da modelo, fazia parte de um grupo de acadêmicos da Faculdade de Sociologia da Unijui que discutiam sobre a importância da atuação da sociedade civil como ferramenta de coordenação na implementação de políticas públicas na área ambiental, então a família Bündchen pensou em elaborar, então, um projeto ambiental próprio e piloto, voltado para a preservação da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana
  • “Riscos e impactos ambientais na area de expansão urbana”
  • Riscos de impactos ambientais na área de expansão urbana
  • Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana
  • Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana
  • RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA
  • Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana
  • Riscos de impactos ambientais na área de expansão urbana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!