Riscos e impactos ambientais da expansão urbana

Páginas: 6 (1402 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
UNOPAR – UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
FACULDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA
CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL

RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS DA EXPANSÃO URBANA

LAVRAS – MINAS GERAIS
2012

RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS DA EXPANSÃO URBANA

Considerações sobre os riscos e impactos ambientais da expansão urbana

LAVRAS – MINAS GERAIS
2012
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
BAIRRO NOVA BARROSO 6ÁREAS VERDES 6
SANEAMENTO BÁSICO 7
DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA 8
SAÚDE 9
EDUCAÇÃO 10
LAZER 11
COLETA DE LIXO 12
GRAU DE SATISFAÇÃO POR MORAR NO NOVA BARROSO 12
VONTADE DE MUDAR PARA OUTROS BAIRROS QUE NÃO SEJAM O CENTRO 13
BIBLIOGRAFIA 15

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo conhecer uma área de fragilidade ambiental do município de Barroso relacionada à questão e gestãoambiental, a partir de pesquisa de campo realizada no período de 06/10/2012 a 14/10/2012.
O município de Barroso está localizado do estado de Minas Gerais (MG)na Mesorregião Campo das Vertentes, a 208 km da capital do estado, Belo Horizonte. Localiza-se dentro da região do antigo circuito da Trilha dos Inconfidentes, onde ficam também os municípios de: Carrancas, Conceição da Barra de Minas,Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Ibituruna, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Santa Cruz de Minas, São João Del Rei, São Tiago e Tiradentes.
Sua localização se tornou é estratégica, pois ele fica a poucos quilômetros dos centros consumidores do Sudeste brasileiro e próximo dos corredores de exportação de Santos, Vitória e Rio deJaneiro.
Com uma área de 81,726 km². Faz divisa com os municípios de Barbacena, São João del Rei, Prados e Dores de Campos.A cidade está a cerca de 1000 metros acima do nível do mar, e devido a esta altitude o período de calor é relativamente curto, entre os meses de novembro a março.A vegetação predominante é a Mata Atlântica, porém iniciando a transição para o Cerrado. O clima é Tropical dealtitude. A temperatura média anual é de 24,4°C, e precipitação média anual de 1436,1 mm
O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,745, considerado como médio desenvolvimento segundo PNUD/2000., com uma população de aproximadamente 19.623 habitantes, dos quais segundo o Censo de 2010, 19.003 habitantes residem na cidade e 620 habitantes na zona rural.
As principais atividades econômicaspraticadas no município na área de agropecuária são os cultivos dearroz, laranja, milho, mandioca, feijão e cana-de-açúcar.
Já na área industrial a cidade se destaca no beneficiamento de minerais, que é a principal atividade econômica em vigor, onde se sobressai a fábrica de cimento que abastece a região e outros estados: Holcim, juntamente com indústrias de artefatos de cimento e mineração de quartzo.A produção artesanal de Cachaça também é uma peça importante na economiade Barroso, que conta com duas cachaçarias, a MC da Boa Vista e a Barrosinha, que participam de feiras e cursos de qualificação e exportam bastante produtos.
O município tem como curso d’agua principal o Rio das Mortes, que passa também por cidades como Barbacena e São João Del Rey e é afluente do Rio Grande.A vegetaçãonativa da região é composta principalmente pelo cerrado e alguns pontos de Mata Atlântica.
Os principais bairros que compõem a cidade são:Rosário, Agrião, São José, Praia, Dr. José Guimarães, Centro, Joaquim Gabriel de Souza, Alonso, Josefina Coelho de Souza, Jardim Bandeirantes, Nilder José de Souza, Santa Maria, Esplanada, Arthur Napoleão, Jardim Europa, Mamona, Estiva, Nova Barroso, Irmãos Pinto,Vila Técnica, Bedeschi e Genésio Graçano. Entre eles está Nova Barroso, alvo de pesquisa desse trabalho.

BAIRRO NOVA BARROSO

O bairro Nova Barroso é um dos mais novos bairros a cidade.Se localiza nas proximidades dos bairros Josefina Coelho e Santa Maria que possui o principal centro esportivo de Barroso, conhecido como Ceclans. Com a expansão da cidade ele torna-se um bairro cada vez mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Riscos e impactos ambientais em áreas de expansão urbana
  • Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana
  • A engenharia miniminzando os riscos e impactos ambientais na expansão urbana
  • “Riscos e impactos ambientais na area de expansão urbana”
  • Riscos de impactos ambientais na área de expansão urbana
  • Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana
  • Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana
  • RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!