Riscos e benefícios da musculação na infância e na adolescência

Páginas: 2 (403 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2013
Riscos e benefícios da musculação na infância e adolescência
Há algum tempo, seria unanimidade entre médicosespecialistas a proibição da prática da musculação durante a puberdade. Agora, ao invés da proibição, eles têm feito uma recomendação aos adolescentes e seus pais. A musculação é segura e pode sermuito benéfica se for feita corretamente.
Ao contrário do que muita gente pensa, a prática não traz prejuízos para a saúde dos jovens, desde que seja feita com a orientação de profissionaiscapacitados. Na adolescência surgem as inseguranças com relação ao corpo e a aparência. Nessa fase muitos jovens decidem recorrer à musculação em busca da forma física perfeita. A malhação tornou-se então umaatividade procurada cada vez mais cedo.
Antigamente acreditava-se que os exercícios com pesos dificultariam a fase do crescimento, mas esse mito já está superado. Hoje existem estudos que comprovam osfatores positivos no desenvolvimento dos adolescentes.
Os benefícios da musculação na adolescência são: O aumento da força, melhora da autoestima, correção da postura, chance de socialização,aumento da concentração, maior flexibilidade e condicionamento físico, aumento da densidade mineral dos ossos, evitando posteriormente doenças ósseas, e principalmente, a atividade afasta os jovens dosedentarismo. Mas respeitando a carga horaria de no máximo 40 minutos diários, três vezes por semana.
O risco de começar a fazer musculação antes do auge do estirão, com o objetivo de ganho de músculos oque implica uso de cargas pesadas, é de um sério prejuízo ao crescimento e de ocorrer danos à coluna. É preciso ter em mente que a musculação não é proibida, mas deve ser feita dentro dos limites dosadolescentes, diferentes dos limites dos adultos, e ainda Não se pode impor grandes sobrecargas de peso a estruturas que ainda não estão completamente maturadas.
Por isso é importante escolher bem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Musculação em idosos: A importância da musculação para idosos, os riscos e os benefícios
  • Fatores de risco no desenvolvimento da aterosclerose na infância e adolescência
  • Benefícios da musculação
  • Musculação na adolescencia
  • Musculação na adolescência
  • Musculação na Adolescencia
  • Musculação na Adolescência
  • Beneficios da musculação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!