RISCOS OCUPACIONIAS RELACIONADOS A ATUAÇÃO DA ENFERMEGEM NO SAMU

2773 palavras 12 páginas
RISCOS OCUPACIONAIS RELACIONADOS À ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO SAMU

A saúde ocupacional está relacionada à promoção e à proteção da integridade física do trabalhador durante a sua prática laboral, tendo como iniciativa a prevenção e o diagnóstico precoce de situações clínicas relacionadas à saúde, além do conhecimento da existência de agravos ocupacionais ou danos irreversíveis à saúde do trabalhador.
As Normas Regulamentadoras (NR’s) regulamentam e proporcionam orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho no Brasil.A NR5 define a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) que tem como finalidade a prevenção de acidentes e doenças decorrentes da prática laboral, visando à preservação da vida e à promoção da saúde do trabalhador(BRASIL, 2008).
A NR 5 é objetiva em sua determinação devendo ser aplicada no ambiente laboral no qual o trabalhador está em risco constante, independente da atividade laboral ou profissão, como é o caso do atendimento pré-hospitalar do SAMU realizados pelos trabalhadores de enfermagem.
Os trabalhadores de enfermagem do SAMU no decorrer de suas funções laborais direcionados à assistência pré-hospitalar ao paciente estão submetidos a diversos riscos ocupacionais causados por fatores biológicos, físicos, químicos, ergonômicos e de acidentes que podem causar o aparecimento de agravos ocupacionais (DUARTE; MAURO, 2010).
A identificação dos fatores de riscos tem como finalidade reconhecer e avaliar os riscos, implementando medidas administrativas que visem o planejamento e o monitoramento eficientes dos riscos, com o intuito de diminuir a incidência de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho a que estão submetidos os profissionais durante as suas funções laborais.
Assim, esses riscos ocupacionais podem estar presentes sob diversas formas, tanto em substâncias químicas, agentes físicos e mecânicos e biológicos como, também, na inadequação ergonômica dos postos de trabalho. Além

Relacionados