Riscos ocupacionais em um restaurante japonês

Páginas: 13 (3233 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2012
Estudo de Caso: Riscos Ocupacionais em um Restaurante Japonês

Recife, PE
2011

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo realizar diagnóstico em cozinha de um restaurante japonês, avaliando os riscos ocupacionais e as condições de trabalho a que estão expostos os profissionais. O objeto /referencial do estudo é o sushiman. A exploração do trabalhador acontece há séculos e após a revoluçãoindustrial, vem se intensificando. Os acidentes de trabalho sempre foram fatos corriqueiros dentro das unidades de trabalho, mas que não preocupavam os gestores, desde que não precisasse parar as atividades da empresa. Com a instituição de Leis, fiscalização e punições mais rigorosas, os empregadores se viram diante de um novo cenário. Este obrigou-os a mudar processos, investir em novos e maisseguros equipamentos e incorporar no dia a dia laboral o trabalho de educação do seu quadro de funcionários. A atividade laboral em uma unidade de alimentação caracteriza-se por movimentos repetitivos, manuseio de instrumentos perfuro-cortantes, permanência por longos períodos na posição de pé e a pressão pela rápida produção dos pratos. Ao trabalho do sushiman soma-se ainda a alternância de suapresença em ambientes frios e quentes, o grande período de tempo em contato com alimentos resfriados e a exigência da produção de pratos elaborados visualmente atrativos para os consumidores.

Palavras –chave: Unidade de alimentação; Manipulação de alimentos crus; Comida japonesa; Acidentes Ocupacionais

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
1.1 Objetivo geral 6
1.2 Objetivos Específicos 6
2REFERENCIAL TEÓRICO 7
2.1 Legislação e acidentes de trabalho 7
2.2 Condições de trabalho 8
2.3 RISCOS AMBIENTAIS 9
2.3.1 Riscos Químicos 9
2.3.2 Riscos Biológicos 10
2.3.3 Riscos Físicos 10
2.3.4 Riscos Mecânicos 11
3 METODOLOGIA 12
4 CRONOGRAMA 13
5 RESULTADOS ESPERADOS 13
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................14

1 INTRODUÇÃO
A compreensão de que oambiente e as condições de trabalho afetam o desempenho do profissional deveria ser uma preocupação constante dentro das empresas. O descaso com esses aspectos organizacionais podem levar a perdas de produtividade e de qualidade.
O gerenciamento das atividades relacionadas a saúde e segurança do trabalhador pode não ser tarefa das mais fáceis. Contudo, com a participação dos gestores naconscientização e capacitação dos funcionários, estas, podem se tornar um hábito saudável para todos os envolvidos nas ações da empresa.
Segundo Tostes (2003) durante muito tempo o tema, de como os trabalhadores adoeciam e morriam em consequência do trabalho, foi considerado irrelevante comparado aos resultados obtidos em termos de produtividade e competitividade no mercado. Ao longo tem-se observado queesses fatores aliados a questão da qualidade, no ramo da alimentação estão sendo mais exigidos. Assim, as condições ambientais e de trabalho devem ser observadas e gerenciadas com cuidado.
Nas cozinhas coletivas que produzem comida ocidental, conforme descreve Aguiar et al. (2010), é senso comum que esse setor apresenta problemas de gestão de recursos humanos. Geralmente, as dificuldades dostrabalhadores na aprendizagem de rotinas relacionadas à manipulação de alimentos, padronização dos processos de higiene e interesse no seu desenvolvimento são atribuídas a baixas ou deficientes escolaridade e certificação de qualificação profissional.
Ainda segundo Aguiar et al. (2010), o setor de alimentação coletiva é um setor percebido como “de passagem”, em que os indivíduos ficam pouco tempo;apresenta alta rotatividade, alto absenteísmo e baixa atratividade, causados pelas limitações quanto à motivação e ao reconhecimento profissional. O baixo status profissional dos trabalhadores impulsiona o declínio da remuneração e, nesta mesma direção, os salários pressionam pela diminuição da qualidade da mão de obra do setor.
A busca por uma vida saudável e por mecanismos que aumentem a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Restaurante Japonês
  • Restaurante japones
  • Restaurante Japones
  • restaurante japones
  • Restaurante japones
  • Riscos ocupacionais
  • Riscos ocupacionais
  • Empreendedorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!