RISCOS FÍSICOS

Páginas: 8 (1794 palavras) Publicado: 26 de março de 2014
1. Introdução
São riscos ambientais que se apresentam em forma de energia como os ruídos, temperaturas extremas, vibrações, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade. Todos os itens citados são encontrados, na maioria dos ambientes de trabalho, seja ele industrial, empresarial, dentre outros. Sendo assim, o objeto é compreender o significado dessascondições para delimitar padrões de normalidade e potencialidade de riscos. Dentre os riscos físicos, há os mais comuns como os ruídos e aqueles com menor prevalência, mas com especificidades e de graves repercussões quando negligenciadas. Assim, inicia-se uma doença frequente entre os trabalhadores, a diminuição da capacidade de ouvir, não representa doença grave e letal, entretanto interfere nacapacidade de executar atividades cotidianas refletindo na qualidade de vida pessoal ou em família. É importante entendermos a diferença entre o som e o ruído, que segundo Smith & Peters, “som representa uma sensação auditiva provocada por variações de pressão geradas por alguma fonte de vibração” e o ruído é descrito como um som desagradável ou incômodo produzido por máquinas, instrumentos, eesse é identificado com frequência no ambiente industrial. Entretanto, faz-se importante sinalizar que som ou ruídos elevados provocam danos à audição.











2. Exemplos de riscos físicos

Riscos de Acidentes
São considerados como riscos geradores de acidentes físicos, acidentes que envolvem energias e forças da física para a produção, como: ruídos, temperaturas; excessivas;vibrações; pressões anormais; radiação e umidade. Essas energias mortais atingem os funcionários em situações de equipamentos sem proteção e ambiente em estado inadequado, gerando riscos mortais.
Ruídos
É um conjunto de sons suscetíveis de adquirir para o homem um caráter afetivo desagradável, devido sobre tudo aos incômodos, à fadiga, à perturbação e não à dor que pode produzir. O valor limite deexposição definido é de 8 dB (A), acima dos quais nenhum colaborador pode estar exposto (tenso em consideração a utilização do equipamento de proteção auditiva.) Os ambientes envolvem trânsito, máquinas, aviões a jato, motores, explosões, etc.;

Vibrações
As vibrações são agentes físicos nocivos produzidos por certas máquinas, equipamentos e ferramentas vibrantes, que atuam por transmissãode energia mecânica, emitindo oscilações com amplitudes perceptíveis pelos seres humanos. As vibrações encontram-se presentes em quase todas as atividades, nomeadamente em construções e obras públicas, indústrias extrativas, exploração florestal, fundições e transportes. Podem causar alterações neurovasculares, problemas articulares, osteoporose, problemas urológicos e problemas na coluna. Osambientes utilizam britadeiras, tratores, prensas e outras máquinas.


Radiações
São formas de energia que se transmitem por ondas eletromagnéticas. A absorção das radiações pelo organismo é responsável pelo aparecimento de diversas lesões. Podem ser Ionizantes (raios X, radioterapia e raios gama) e Não Ionizantes (infravermelhos, U.V, micro-ondas raios laser, etc. As radiações podem causarefeitos danosos nos fetos, embriões e mutações, podem causar queimaduras, perturbações oculares como cataratas e conjuntivites, e lesões na pele como o câncer.
Temperatura
As temperaturas altas provocam desidratação, erupções na pele, cãibras, fadiga física, distúrbios neurológicos, problemas cardiovasculares e insolação. Já as temperaturas baixas podem provocar feridas, gretas e necrose da pele,enregelamento, agravamento de doenças reumáticas e problemas respiratórios. Os ambientes utilizam fornos, motores, geladeiras, trabalhos ao ar livre, etc.
Pressão
Incluem os ambientes Hipobáricos, onde as pressões são extremamente baixas, como ambientes espaciais. E os ambientes Hiperbáricos que são possuem pressão extremamente alta, como ambientes subaquáticos e subterrâneos. Podem causar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Riscos fisicos
  • riscos fisicos
  • RISCO FISICO
  • riscos fisicos
  • Riscos fisicos
  • Riscos físicos
  • riscos profissionais riscos fisicos
  • Riscos fisícos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!