RISCOS ERGONÔMICOS NA ATIVIDADE DO SOLDADOR NA EMPRESA BRX INDUSTRIAL

Páginas: 8 (1961 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS

ANA PAULA REZENDE COSTA
EDUARDO TEIXEIRA
JÉSSICA NAIARA
JOÃO PAULO NAGASHI
MARCELO GUIMARÃES
PHILIPE PACAU
TATHIANE NOGUEIRA CAIXETA













RISCOS ERGONÔMICOS NA ATIVIDADE DO SOLDADOR NA EMPRESA BRX INDUSTRIAL

















Patos de Minas - MG
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS
ANA PAULA REZENDECOSTA
EDUARDO TEIXEIRA
JÉSSICA NAIARA
JOÃO PAULO NAGASHI
MARCELO GUIMARÃES
PHILIPE PACAU
TATHIANE NOGUEIRA CAIXETA













RISCOS ERGONÔMICOS NA ATIVIDADE DO SOLDADOR NA EMPRESA BRX INDUSTRIAL




Trabalho apresentado ao Centro Universitário de Patos de Minas como parte das exigências à conclusão do componente curricular Projeto Integrador V do 5º período do Cursode Engenharia De Produção.

Orientador(a): Janaina Aparecida










Patos de Minas - MG
2014
RESUMO
O trabalho do soldador é reconhecido como um trabalho que exige grande esforço e que representa risco para o profissional. No quesito de doenças do sistema musculoesquelético, os soldadores estão entre os grupos de trabalhadores com incidência acima da média, segundo pesquisadesenvolvida em 1990 pelo Ministério do Trabalho da Suécia (KADEFORS, 1999).
Nesse contexto, o objetivo deste artigo é realizar uma avaliação postural utilizando o método OWAS (Ovako Working Posture Analysing System) e ações corretivas propostas por um profissional fisioterapeuta nos postos de trabalho de uma indústria do setor de Construções Metálicas e Engenharia Industrial localizada nomunicípio de Patos de Minas. Tal método consiste num processo de coleta e avaliação de dados referentes a indivíduos no ambiente de trabalho, no qual se observam sistematicamente as ações desempenhadas por braços, pernas, costas e o fator força, seguido de uma classificação de posturas possivelmente prejudiciais à saúde do ser humano.

Palavras-Chave: Método OWAS; Ergonomia; Análise da postura dosoldador.

INTRODUÇÃO
A Ergonomia baseia-se em um conjunto de ciências e tecnologias que visa à adaptação confortável e produtiva entre o ser humano e seu trabalho, basicamente procurando um modo de adaptação das condições de trabalho às características do ser humano (COUTO, 1995).
Conforme SILVA (2003, p. 40):
O trabalho com solda apresenta diversas situações de risco para os trabalhadores.Entre as pesquisas desenvolvidas na área de saúde ocupacional, as que ou dizem respeito aos soldadores apontam, entre os problemas de saúde relacionados ao trabalho: distúrbios musculoesqueléticos, problemas respiratórios, efeitos da radiação UV (ultravioleta), queimaduras por faíscas e respingos de solda, ruído, vibração, acidentes, visão. Destes, os mais investigados tem sido os problemasrelacionados aos sistemas musculoesquelético e respiratório.

As posturas que o soldador adota durante a execução de suas tarefas típicas são basicamente estáticas, com movimentos curtos, sendo que ele pode adotar uma determinada posição por meia hora ou até por um dia inteiro, o que representa um fator de estresse físico. Alguns estudos têm mostrado que os soldadores têm alta prevalência de sintomasmusculoesqueléticos e sinais clínicos devidos, à carga estática sobre os ombros, pescoço e região lombar. Posturas comuns de serem adotadas pelos soldadores, além do trabalho em pé e sentado, são: de joelhos, em decúbito dorsal ou ventral, ou de cócoras, e cada uma destas posturas vai definir os grupos musculares que serão mais sobrecarregados, bem como o tempo durante o qual cada postura émantida. Para cada postura geral do corpo, existem variações no posicionamento dos braços e das mãos, para as quais a tarefa do soldador necessita que sua posição e atitude no espaço sejam de alta precisão. Investigada em diversas pesquisas, a Fadiga Muscular Localizada (LMF, na sigla em inglês) é caracterizada como a fadiga experienciada em músculos regionais em resposta a estresse postural ou por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RISCOS ERGONÔMICOS NAS ATIVIDADES EXECUTADAS EM UM CANTEIRO DE OBRAS.
  • Riscos Ergonomicos
  • riscos ergonomicos
  • Riscos Ergonomicos
  • Riscos Ergonômicos
  • Riscos ergonômicos
  • Riscos Ergonomicos
  • riscos ergonomicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!