Riscos em laboratórios

Páginas: 11 (2720 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2012
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE

SUMÁRIO

1-Introdução

2- Caracterização da Farmaácia

3- Classificação da Farmaácia

4- Caracterização física

5- Objetivos

5.1- Objetivo Geral

5.2- Objetivos específicos

6-Resíduos existentes

7- Plano de Gerenciamento resíduos

7.1- Coleta e Transporte interno

7.2 - Coleta externa


7.3 Saúde doTrabalhador


8- Bibliografia





















1 – INTRODUÇÃO


O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) da farmácia foi elaborado de acordo com as técnicas vigentes no país, a partir da necessidade de cumprir as exigências legais estabelecidas.
Para elaboração do mesmo, vários estudos foram realizados para detecção dos tipos de resíduos gerados emcada setor, bem como o destino que será dado.
O plano de gerenciamento de resíduos tem por finalidade prevenir e reduzir os riscos à saúde e ao meio ambiente, considerando os princípios de biossegurança no manuseio dos resíduos, visto que, os serviços de saúde são responsáveis pelo correto gerenciamento de todos os resíduos sólidos por ele gerado.
Este Manual tem sua importância justificada pelaperspectiva de reduzir a quantidade e a periculosidade dos resíduos perigosos, substituindo-os, sempre que possível por materiais de menos periculosidade; pela padronização na forma de encaminhar de maneira segura e eficiente os resíduos gerados e, finalmente, porque através dele se dará a capacitação e treinamento das pessoas, assegurando a fidelidade para seguir as normas da CIPA, CCIH eBiossegurança.
O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde é o documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características e riscos, no âmbito dos estabelecimentos, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte,tratamento e disposição final, bem como as ações de proteçãoà saúde pública e ao meio ambiente.
O amazenamento temporário consiste na guarda temporária dos recipientes contendo os resíduos já acondicionados, em local próximo aos pontos de geração, visando agilizar a coleta dentro do estabelecimento e aperfeiçoar o deslocamento entre os pontos geradores e o ponto destinado à apresentação para coleta externa. Não poderá ser feito armazenamento temporário comdisposição direta dos sacos sobre o piso, sendo obrigatória a conservação dos sacos em recipientes de acondicionamento.

A sala para guarda de recipientes de transporte interno de resíduos deve ter pisos e paredes lisas e lavável sendo o piso ainda resistente ao tráfego dos recipientes coletores.
O tratamento consiste na aplicação de método, técnica ou processo que modifique as característicasdos riscos inerentes aos resíduos, reduzindo ou eliminando o risco de contaminação, de acidentes ocupacionais ou de dano ao meio ambiente. O tratamento pode ser aplicado no próprio estabelecimento gerador ou em outro estabelecimento.
.
ARMAZENAMENTO

O armazenamento externo consiste na guarda dos recipientes de resíduos até a realização da etapa de coleta externa, em ambiente exclusivo comacesso facilitado para os veículos coletores.No armazenamento externo não é permitida a manutenção dos sacos de resíduos fora dos recipientes ali estacionados.
COLETA E TRANSPORTE EXTERNOS

Consistem na remoção dos RSS do abrigo de resíduos (armazenamento externo) até a unidade de tratamento ou disposição final, utilizando-se técnicas que garantam a preservação da condições de acondicionamento ea integridade dos trabalhadores, da população e do meio ambiente, devendo estar de acordo com orientações dos órgãos de limpeza urbana.
DISPOSIÇÃO FINAL
Consiste na disposição de resíduos no solo, previamente preparado para recebê-los, obedecendo a critérios técnicos de construção e operação, e com licenciamento ambiental de acordo com a Resolução CONAMA nº.237/97.
GRUPO A1
Culturas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Riscos ocupacionais em laboratorios
  • Mapa de risco de um laboratorio
  • Materiais e riscos em um laboratório de química
  • Riscos em laboratório químico
  • risco biologico em laboratorios
  • presença de riscos ergônomicos em laboratòrio
  • Analise De Risco Laboratorio De Usinagem
  • riscos de acidente no laboratorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!