Riscos do trabalho administrativox

1601 palavras 7 páginas
1. Objetivos
Todo programa de segurança tem pelo menos três objetivos: • Proteger a saúde do funcionário • Proteger o patrimônio do empregador, que é a fonte de obtenção de retorno econômico da empresa. • Assegurar que o trabalho do funcionário que é a contrapartida do salário recebido não tenha sua eficiência afetada por acidentes. O potencial de acidentes pessoais e danos à propriedade nos escritórios são muito menores que o de uma área de manufatura. Entretanto esta não seria uma argumentação para dedicar menor ênfase a um programa preventivo de segurança, pois uma perna quebrada no escritório afeta o indivíduo da mesma maneira que se a quebrasse em qualquer outro lugar. Os funcionários dos escritórios necessitam estar bem orientados para agir em situações de emergência, como eliminar condições inseguras, como tornar as estações de trabalho efetivas de maneira a não ultrapassarem as limitações do corpo humano e como controlar os fatores ambientais envolvidos no ambiente do trabalho.
O termo escritório, aqui utilizado, é muito abrangente sendo que os conceitos a ele associados podem ser utilizados em escolas, bibliotecas, igrejas, escritórios de empresas etc.
2. Responsabilidades Ao contrario do que muitas pessoas pensam a responsabilidade pela implementação e execução de um programa de segurança não é só da CIPA- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (quando existente), mas todos devem ser responsáveis: Diretores; Gerentes; Supervisores; Auxiliares etc.
3. Etapas Um programa eficaz de segurança nos escritórios deve abordar alguns itens básicos e outros específicos de cada localidade, seguindo os planos de ação especificados a seguir.
3.1 Planos de Ação para Emergências Tais planos tem por objetivo minimizar a gravidade de situações adversas criadas por eventos inesperados ou previsíveis. Como exemplo podemos citar: incêndios; inundações; desmoronamentos; terremotos; explosões etc. A eficácia destes

Relacionados