Riscos do thonner

403 palavras 2 páginas
OS RISCOS DO THONNER
O thonner é um desses produtos que chegaram com as inovações tecnológicas cujos efeitos sobre a saúde ainda está sendo investigada. O método de reprodução de documentos baseado no uso do thonner é o mais utilizado internacionalmente e por esse motivo desperta nosso interesse.
Consultamos o Centro Nacional de Condições de Trabalho do Instituto Nacional de Segurança e Higiene no Trabalho (INSHT), que nos enviou um informativo da Dª Mª Carmen Torres Lacalle, Técnico de Prevenção do Centro de Novas Tecnologias do INSHT.
Também consultamos o Gabinete de Saúde Laboral das Comissões Obreiras que elaborou uma série de recomendações sobre o uso e utilização deste produto.
A composição do thonner é variável: basicamente formado por resinas termoplásticas e pigmentos.
Entre as primeiras se encontram o poliestireno (irritante da pele e das mucosas), o metacrilato de n'butil (os vapores de metacrilato de butil produzem irritação das mucosas, inclusive bronquial) e acetato de polivinila (irritante das mucosas oculares; conjuntivite).
Os pigmentos de thonner são constituídos por negro de fumo, um produto que contém mais de 85% de carbono e partículas obtidas da combustão parcial de hidrocarbonetos. Há valores limites ambientais de exposição a este produto (3,5 mg/m3) por ser causador de danos pulmonares e irritação cutânea.
Se entre os componentes estiver presente a benzopirina, teremos que levar em consideração que nesta substância foram observados efeitos cancerígenos em animais e, embora não esteja confirmado, pode ser cancerígena também para o homem.
Deduz-se então que é imprescindivel conhecer o tipo e composição do thonner que utilizamos em cada um dos elementos reprodutores de documentos.
Medidas preventivas 1. Na medida em que a manipulação do thonner apresenta evidentes riscos para a saúde, esta deve ser realizada com as mais completas garantias de segurança. 2. Esta manipulação não deve ser feita por pessoal não treinado

Relacionados

  • Flora
    9013 palavras | 37 páginas
  • ementa ciências biológicas uepb
    19668 palavras | 79 páginas