Riscos do Ponto de vista Farmacêutico do transtorno dirmórfico Corporal

1097 palavras 5 páginas
1. INTRODUÇÃO

Olhar no espelho e perceber alguma imperfeição é, na maioria da vezes, bastante normal. No entanto, quando essa percepção extrapola os limites do bom senso, é preciso prestar atenção para um problema que afeta cada vez mais jovens e adultos e que pode se tornar bem mais sério do que se imagina: o Transtorno Dismórfico Corporal, uma doença caracterizada pela preocupação excessiva com a aparência física .
O TDC (Transtorno Dismórfico Corporal) foi comentado pela primeira vez em 1886, por Morselli que o chamou de Dismorfofobia e o caracterizou como “um sentimento subjetivo de feiura ou de defeito físico que os pacientes sentiam ser notados pelos outros, embora suas aparências estivessem dentro dos limites normais” Morselli, (1886) apud Figueira et al., (1993, p. 303). Apenas foi considerado como um transtorno particular pela literatura psiquiátrica americana em 1987,quando foi classificado pelo DSM-III-R como Transtorno Somatoforme.
Atualmente, os critérios considerado pelo DSM-IV (APA,1995) para o TDC são: preocupação com um defeito imaginário na aparência, mesmo que haja mínima anomalia, a preocupação é extremamente acentuada; a preocupação deve causar um sofrimento significativo e/ou prejuízo no funcionamento da vida do indivíduo, na área social, profissional e/ou pessoal;
Segundo o DSM-IV (APA, 1995), o TDC pode estar associado com o Transtorno Depressivo Maior, Transtorno Delirante, Fobia Social e Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). A maioria dos estudos discute se o TDC deveria ser considerado como um transtorno separado, que apresentaria comorbidades com esses outros transtornos citados, ou como um subtipo de alguns deles.
Teorias biológicas sugerem, como causa orgânica do TDC, a desregulação do sistema serotoninérgico Figueira (1993).Vários autores Birtchenell (1988); Rosen (1997); Figueira(1999) consideram a importância das influências culturais sobre seu desenvolvimento, diante da grande valorização da beleza e aparência física.

Relacionados