Riscos de impactos ambientais na área de expansão urbana região metropolitana de goiânia

Páginas: 8 (1842 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

MISHELE CRISTIANE BASTOS
















RISCOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA
Região Metropolitana de Goiânia

















Goiânia
2012
MISHELE CRISTIANE BASTOS














RISCOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANARegião Metropolitana de Goiânia









Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares: Portfólio Individual.




Prof. Kenia Zanetti
Luciana Rodrigues Cardoso TrigueiroThiago Augusto Domingos
Willian Luiz da Cunha











Goiânia

2012

1 INTRODUÇÃO


Este trabalho tem por finalidade conhecer os impactos ambientais da área de expansão urbana e suas soluções, dentro do Bloco de Planejamento e Meio Ambiente.
Estão contidas informações sobre ocrescimento urbano na América Latina e na região metropolitana de Goiânia. Como ocorreu a expansão urbana na cidade de Goiânia, quais problemas foram gerados com essa expansão desordenada, os danos ao meio ambiente, e possíveis ações que resultariam na solução destes problemas.
O crescimento desordenado das cidades tem acarretado grandes problemas ao meio ambiente e a sociedade em geral. As cidadesnão possuem estrutura suficiente para abrigar o grande número de pessoas que migram de outros Estados/cidades, gerando assim uma péssima qualidade de vida a população.
Deve-se ter maior comprometimento por parte do governo e da população em geral para minimizar os impactos. Um trabalho em conjunto seria o primeiro passo para termos soluções e assim gerar uma melhor qualidade de vida na zonaurbana.

2 CRESCIMENTO URBANO


Com o crescimento desordenado da urbanização nas cidades brasileiras, a
demanda nos espaços urbanos vem aumentando, resultante da grande migração da população da zona rural para a zona urbana.
De acordo com o levantamento “Estado das cidades da América Latina e do Caribe 2012 – Rumo a uma nova transição urbana”, Programa das Nações Unidaspara os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT), a América Latina é a região mais urbanizada do mundo. O relatório projeta que a taxa de população urbana chegará a 89% em 2050. O índice de urbanização brasileira foi o maior em toda a América Latina, entre os anos de 1970 e 2010. Hoje 86,53% da população brasileira vivem em cidades.
O rápido crescimento, no entanto não significou odesenvolvimento das regiões urbanas do país, que sofrem com problemas de infraestrutura, moradia, transporte, poluição e segurança pública. Além disso, cinco cidades brasileiras estão entre as que têm pior distribuição de renda entre as camadas da população em toda a América Latina: Goiânia, Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística– IBGE (2010), a cidade de Goiânia possui em sua zona urbana, 1 .297.076 habitantes que representa 99,6%, e na zona rural 4.925 habitantes que representa 0,4% da populção total.
A grande migração da população rural para a zona urbana, vêm contribuido para o crescimento desordenado da cidade. A total falta de infra-estrutura e uma gestão urbana inadequada, proporciona uma má qualidade devida das pessoas e aumento na desigualdade social.
2.1 CRESCIMENTO URBANO DE GOIÂNIA
A cidade de Goiânia, foi projetada para 50.000 habitantes, pelo arquiteto Atílio Correa Lima e o engenheiro Aramando de Godoy, com intuito de ser a nova capital do estado, pois Goiás Velho a capital do estado na época, foi criada no período do ciclo da mineração, não possuindo nenhum planejamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Riscos e impactos ambientais em áreas de expansão urbana
  • Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana
  • “Riscos e impactos ambientais na area de expansão urbana”
  • Riscos de impactos ambientais na área de expansão urbana
  • Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana
  • Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana
  • RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA
  • Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!