Riscos de acidentes na área rural

Páginas: 7 (1644 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

COLÉGIO TÉCNICO JOSÉ PARDINE
Primavera - SP








RISCOS EMINENTES NA AREA RURAL






ALUNOS: Clever Romano.
PROFESSOR: JULIANO



Primavera – SP
2014
RISCOS NA AREA RURAL:
ACIDENTES COM TRATORES:
O trator presta serviços inestimáveis ao homem do campo, mas também é fonte de muitos acidentes, alguns dos quais conduzem a morte do operador e de terceiros.
O usoindevido do trator agrícola pode ocasionar riscos de acidentes de três naturezas:
Relacionados ao terreno onde opera (AMBIENTE);
Provocados pelo trator em si (AGENTE); e/ou.
Pela imperícia ou desconhecimento do operador (HOMEM).
FATORES HUMANOS NOS ACIDENTES
Na maioria das ocorrências o acidente é a evidência do erro humano.
Quase sempre o erro humano resulta em custosos danos ao equipamentoe na perda de tempo para os reparos. Uma máquina pode ser reparada ou substituída; o que nem sempre é possível quando o erro causa um dano ao corpo humano.
Os principais fatores que causam esses erros são:
Falta de atenção
Fadiga
Preocupação
Falta de treinamento
Incompatibilidade homem-máquina
As limitações humanas que influem nos acidentes podem ser classificadas em:
FísicasFisiológicas e
Psicológicas.
Fatores Físicos:
As características físicas ou as limitações de uma pessoa podem ser comparadas às especificações de projeto de uma máquina --- seu tamanho, peso, potência, voltagem, etc. --- coisas que não são mudadas facilmente. Se você reconhece as suas limitações físicas e trabalha dentro delas, você terá menos acidentes do que alguém que tenta trabalhar além dos seuslimites. Assim você terá melhor controle do ambiente e da máquina que você opera. Você será capaz de evitar acidentes mais facilmente.


Força:
Algumas pessoas são mais fortes do que outras. Um homem pode ser capaz de mover uma escada pesada com segurança, mas isso pode ser perigoso para alguém mais baixo ou mais fraco, com o risco de atingir uma segunda pessoa. Conheça os seus limites de força epeça ajuda se precisar!
Os músculos representam cerca de 50% do peso do corpo. Quando em trabalho, eles convertem a energia química dos alimentos em energia mecânica. A quantidade de energia utilizada depende do tamanho e estado atual dos músculos, do suprimento de sangue, temperatura, respiração e do tipo de trabalho executado.
Uma estimativa prática da habilidade humana de trabalharcontinuamente é de cerca de 1/10 a 1/5 HP (cavalos de força = Horse Power, em Inglês). Precisa-se de 1/10 HP para acender uma lâmpada incandescente de 75 watts.
Para trabalhar com segurança, evite a fadiga muscular:
1 - Trabalhe em posição confortável. Quando o assento está alto, a pressão nos músculos da coxa podem provocar câimbras.
2 - Opere dentro das suas limitações. Não exija demais dos seusmúsculos. As máquinas simples, como as alavancas e chaves de boca, foram criadas justamente para multiplicar a força do homem: use-as sempre que precisar.
3 - Mantenha-se em movimento constante. O movimento do corpo no trabalho dinâmico ajuda a circulação sanguínea, exercita uma grande variedade de músculos e é mais indicado do que o trabalho parado ou com menos movimento.
4 - Faça pausasfrequentes e curtas. Elas são mais eficazes na recuperação das energias, do que as longas e raras.
Tempo de reação
O tempo de reação ou reflexo do indivíduo tem início com uma mensagem enviada ao cérebro e termina quando o corpo executa uma resposta ou reação física. Por exemplo, quando o tratorista avista um obstáculo (a mensagem), isso é registrado no cérebro e resulta numa reação ao perigo: numafreada, desvio do obstáculo ou outra manobra apropriada. Para que o cérebro receba a mensagem e diga ao corpo para executar uma ação leva tempo --- o tempo de reação. O melhor tempo de reação do homem é lento, quando comparado com a alta velocidade da máquina. O tempo de reação humana é de cerca de 1/3 de segundo, sob condições ideais.


ACIDENTES COM ABELHAS:
As abelhas pertencem a ordem dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Riscos de acidentes na área de enfermagem
  • risco ocupacional de acidente no meio rural
  • RISCOS DE ACIDENTES NA ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • areas rurais
  • Areas rurais
  • Areas rurais
  • riscos de acidentes
  • Risco de Acidentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!