Riscocirurgico

3193 palavras 13 páginas
Protocolo de Risco Cirúrgico
Avaliação de Risco Cirúrgico
O propósito da avaliação pré operatória é verificar o estado clínico do paciente, gerando recomendações sobre a avaliação, manuseio e risco de problemas em todo o período per-operatório e definir o risco cirúrgico que o paciente, o anestesista, o assistente e o cirurgião podem usar para tomar decisões que beneficiem o paciente a curto e longo prazo. Deve-se definir os exames mais apropriados e estratégias de tratamento para otimizar o cuidado do paciente, evitando-se exames desnecessários e permitindo o acompanhamento a curto e longo prazo. É fundamental reduzir-se o risco do paciente. Vários trabalhos (1, 2 ) mostram que o manuseio per-operatório é importante nos resultados obtidos e que o stress cirúrgico interfere na evolução pós operatória , morbidade e duração da hospitalização.
Avaliação Pré Operatória
Hoje é sabido que baterias de testes não substituem a anamnese e o exame físico acurados. Durante a consulta devem ser avaliados os fatores intrínsecos do paciente que aumentam o risco cirúrgico e o procedimento a ser realizado.
Em idosos, é muito importante conhecer os reais benefícios da indicação cirúrgica. O procedimento deve considerar o pré-, o per- e o pós-operatório, com ênfase no desempenho funcional do paciente.
Identificação dos fatores de risco do paciente que interferem no risco cirúrgico : anamnese, exame físico e exames laboratoriais.
A anamnese e o exame físico bem feitos ainda são a melhor forma de se fazer o screening das doenças (11). O diagnóstico clínico ( e não os resultados laboratoriais) é a base para a mudança nos planos operatórios (3, 4, 5 )..
Durante o stress per operatório o aparelho cardiovascular é o mais sobrecarregado e deve (3- 5 ) ter prioridade na avaliação. Sabe-se que
“pacotes”de exames laboratoriais padronizados não são bons instrumentos de screening de doenças( 6 – 9 ) , além de gerarem gastos elevados e desnecessários.
Representam também um risco potencial para os

Relacionados