Risco x Incerteza - Engenharia Econômica

Páginas: 6 (1494 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013

Instituto Federal do Espírito Santo












Risco e Incertezas


Engenharia Mecânica
Engenharia Econômica
Fabrício Borelli

George Pereira Peluchi
Renato Franco Silva













São Mateus – ES
02 de Agosto de 2013

1. Introdução

Grande parte das decisões são tomadas baseando-se em algum tipo de previsão. Mesmo em casos nos quais não sejamnecessárias previsões, outro fator complicador é a insuficiência de informações. Desta forma, torna-se importante uma análise do grau de incerteza existente no processo de decisão.
O risco pode ser definido "uma estimativa do grau de incerteza que se tem com respeito à realização de resultados futuros desejados" (ANDRADE, 2000). Desta forma, se a faixa de valores previsíveis para um determinadoinvestimento for muito grande, o grau de risco do investimento também será elevado. Existem pequenas, porém importantes diferenças entre Incerteza e Risco e, desconhecê-las, pode levar a decisões incorretas.
O risco é a probabilidade de haver variações nos resultados previstos, não importando se essas variações são para mais ou para menos. A preocupação com as incerteza é maior quando as variações podemtrazer prejuízo ou frustrar determinado empreendimento.
Sendo assim, o conhecimento das variáveis que envolvem um investimento podem ser fatores determinantes para atingir o glorioso sucesso ou a infeliz surpresa de um fracasso.

2. Desenvolvimento

2.1. Risco País
A expressão "risco país" entrou para a linguagem cotidiana do noticiário econômico, principalmente em países que vivem em climade instabilidade, como o Brasil e a Argentina. O "risco país" é um indicador que tenta determinar o grau de instabilidade econômica de cada país. Desta forma, se tornou decisivo para o futuro imediato dos países emergentes. A seguir, estão enumerados alguns pontos básicos que facilitam o entendimento desse conceito, que vem tendo cada vez mais destaque.
2.1.1. O que é exatamente o risco país?Risco-país é um conceito que busca expressar de forma objetiva o risco de crédito a que investidores estão submetidos quando investem nos títulos públicos daquele país. No mercado financeiro, os indicadores diários mais utilizados para essa finalidade são o EMBI+Br e o Credit Default Swap (CDS) do Brasil. Também existem empresas especializadas em analisar o risco de crédito dos países, as chamadasagencias de classificação de risco (ou agencias de rating), que atribuem suas notas para cada país em função da percepção de risco presente e futuro.
Este indicador se concentra nos países emergentes. Na América Latina, os índices mais significativos são aqueles relativos às três maiores economias da região: Brasil, México e Argentina.
Dados comparativos de outros países - como Rússia, Bulgária,Marrocos, Nigéria, Filipinas, Polônia, África do Sul, Malásia e outros - também são considerados no cálculo dos índices.
2.1.2. Quem é responsável pelo cálculo do índice?
O risco país é calculado por agências de classificação de risco e bancos de investimentos. O banco de investimentos americano J. P. Morgan, que possui filiais em diversos países latino-americanos, foi o primeiro a fazer essaclassificação e é o disponibilizado pelo Portal Brasil em sua seção de índices financeiros.
2.1.3. Que variáveis são consideradas no cálculo do índice?
J. P. Morgan analisa o rendimento dos instrumentos da dívida de um determinado país, principalmente o valor (taxa de juros) com o qual o país pretende remunerar os aplicadores em bônus, representativos da dívida pública.
Tecnicamente falando, orisco país é a sobretaxa de se paga em relação à rentabilidade garantida pelos bônus do Tesouro dos Estados Unidos, país considerado o mais solvente do mundo, ou seja, o de menor risco para um aplicador não receber o dinheiro investido acrescido dos juros prometidos.
2.1.4. Como se determina essa sobretaxa?
Entre outros, são avaliados, principalmente, aspectos como o nível do déficit fiscal, as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Risco e incerteza
  • Riscos E Incertezas
  • risco e incertezas
  • Riscos e incertezas
  • Riscos e incertezas
  • risco e incerteza
  • Uma proposta de framework para escolha de método de análise econômica sob risco e incerteza
  • Análise de risco e incerteza

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!