Risco-país

Páginas: 2 (456 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2011
Entenda o que é risco-país
O risco-país é visto como um "termômetro" informal da confiança dos investidores globais em país de economia emergente.
Se o indicador sobe muito, por exemplo, é umsinal de que os investidores globais desconfiam cada vez mais que um país não vai saldar os pagamentos regulares de sua dívida externa. Essa percepção pode ser afetada por um algum evento global --apiora da economia mundial-- ou algum evento local --o país acumula dívidas cada vez maiores, mas não poupa em ritmo suficiente para pagá-las.
Em 1995, a desvalorização do peso mexicano detonou uma ondageneralizada de descrença sobre as economias emergentes. O Brasil sofreu as consequências: o risco-país bateu em 1.689 pontos em março daquele mesmo ano. Passados, exatos 53 meses do governo Lula, emem 23/05/2007, o risco-Brasil baixou para 136 pontos-base. Este valor é o mais baixo da série do JP Morgan iniciada em 1997. O indicador fechou novembro de 2010 em 198 pontos-base.
No ano seguinte,sem crises globais, o país conseguiu atrair investimentos externos, domando a inflação e tentando controlar gastos públicos. O risco-país, por sua vez, recuou de 910 pontos em janeiro para 523 no finalde 1996.

Embi

O indicador mais visado pelo mercado é Embi+, sigla em inglês para "Emerging Markets Bonds Index", isto é, Índice de Títulos da Dívida de Mercados Emergentes. É calculado pelobanco JP Morgan tanto para o Brasil quanto para Argentina, Bulgária, Rússia e África do Sul, entre outras economias emergentes.

O Embi+ surgiu no início dos anos 90, quando boa parte dos principaispaíses em desenvolvimento renegociou sua dívida externa, no âmbito do "Plano Brady", uma referência a um dos líderes desse processo, o então secretário do Tesouro americano, Nicholas Brady.
Comoparte da renegociação de prazos e juros de pagamento, esses países entregaram aos credores uma série de títulos financeiros, com ampla circulação no mercado de capitais global.

Os investidores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Risco país
  • Risco pais
  • Risco país
  • Risco país
  • Risco País Espanhol
  • Introdução do Risco País no CAPM
  • Trabalho Risco País
  • Risco país para os países emergentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!