Risco das intituições finaceiras

Páginas: 6 (1286 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
Curso administração

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
RISCOS DAS INSTITUIÇÕES FINACEIRAS

Nome: Fabiana Teixeira Soares

Belo Horizonte
Outubro 2012
Riscos das instituições financeiras
O risco no mercado financeiro ocorre como uma probabilidade devido a exposição ao mercado, portanto é necessário que a organização tenha uma boa administração de riscos, para estabelecer medidas estratégicaspara alcançar seus objetivos, além disso a gestão de riscos é importante para identificação da empresa ao risco, identificar aspectos frágeis, diminuir as perdas e imunizar o capital da empresa. Os principais riscos financeiros que são enfrentados pelos bancos são: risco de variação das taxas de juros; risco de credito; risco de mercado; risco operacional; risco de câmbio; risco soberano; risco deliquidez e risco legal.
Risco de variação de taxas de juros; A organização fica exposta ao risco de variação da taxa de juros quando trabalha descasada de prazos entre seus ativos e passivos.O descasamento de prazos de ativos e passivos expõe o banco de variações das taxas de juros..
Risco de credito; é a maior ou menor probabilidade de uma organização que emite instrumentos de dívida nãopagar os juros devidos ou reembolsar o capital aplicado, é a possibilidade de um devedor não pagar suas obrigações financeiras seja pela inadimplência ou renumeração dos juros. Os juros cobrados pela instituição tem que atender a três objetivos cobrir despesas administrativas e pessoais alocada ao credito; cobrir risco de credito ; remunerar acionistas. As origens do risco de credito no mercadofinanceiro são; não pagamento da divida pelo devedor; transações de instrumento de credito nos mercados futuros e de opções; risco legal que envolve compromissos das partes , risco do pais e carteira de credito com baixa diversificação.
Risco de mercado; é o preço que o mercado estipula para os ativos e passivos que é negociado pelos intermediários financeiros, com o comportamento verificado no preçode um bem é a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes da flutuação nos valores de mercado de posições ativas e passivas pelas instituições financeiras. O risco de mercado inclui os riscos das operações sujeitas à variação cambial, taxa de juros, preços das ações e dos preços de mercadorias .Por exemplo o banco apostou forte na alta de um ativo e os seus preços de negociação caminharampara uma situação oposta a prevista. Quanto mais voláteis se apresentar os preços de ativos mais altos serão os riscos de mercado das instituições financeiras. O valor do risco é um método de fácil compreensão e utilizado na gestão mensuração e controle de diversos riscos de mercado.
Risco operacional; é a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de falha, deficiência ou inadequação deprocessos internos, pessoas e sistemas, ou de eventos externos, incluindo o risco legal associado à inadequação ou deficiência em contratos firmados pela instituição, bem como a sanções em razão de descumprimento de dispositivos legais e a indenizações por danos a terceiros decorrentes das atividades desenvolvidas pela instituição.A gestão de risco pode ser entendida como um processo de mediação econtrole dos riscos presentes nas atividade normais de uma organização. O risco operacional é a perda estimada caso a gestão de risos não atinja seu objetivo de evitar perdas , no banco o risco operacional pode originar três segmentos de pessoas processos e tecnologia .A área mais recente incorporada so risco operacional é o risco de mudanças nos procedimentos legais e praticas de mercadofinanceiro.
Risco de cambio; São riscos provenientes das oscilações nos preços das moedas estrangeiras frente a moeda nacional. Ao operar com investimentos no exterior a instituição financeiras expões se além de outros risco taxa de juros ,credito também se expõe ao risco cambia.Surge também quando uma instituição que tenha aplicado no exterior por exemplo; verifica a tendência da moeda desse pais se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Intituições
  • Intituições
  • finaceira
  • intituições financeira
  • AS intituições Socias
  • Sociedade e Intituições
  • Matemática finaceira
  • Matematica finaceira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!