Riquezas Gastronômicas do Brasil

Páginas: 14 (3452 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013






RIQUEZAS GASTRONÔMICAS DO BRASIL




Elaborado Por
Ana Lúcia da Cunha








São Paulo
2009







SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO
1.1 Riquezas gastronômicas do Brasil
1.2 Uma breve análise da nossa regionalidade

2. RECEITAS2.1 Arroz de haussá com carne seca
2.2 Pavê de Cupuaçú

3. OUTRAS RECEITAS
3.1 Tutu de feijão bêbado
3.2 Baba de moça
3.3 Broinhas de fubá

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS







1 INTRODUÇÃO

1.1 RIQUEZAS GASTRONÔMICAS DO BRASIL

Feijoada, moqueca, acarajé, galinhada, baião de dois e outros quitutes brasileiros são mais que simples pratos típicos da nossaculinária, eles fazem parte da nossa identidade cultural.
Finalmente eles começam a ser tratados como patrimônio cultural imaterial e passam a ser protegidos como expressão da cultura nacional além de serem explorados como poderoso instrumento de atração turística.
A valorização das comidas tradicionais pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional promovem a proteção dopatrimônio gastronômico brasileiro como no caso das baianas do acarajé.
Quando se analisa o desenvolvimento do turismo brasileiro, não há como não identificar a relevância da gastronomia para o setor, seja do ponto de vista de serviço essencial ou do ponto de vista cultural – a comida como expressão de um povo ou de uma localidade, levando a uma experiência que caracteriza a regionalidadegastronômica.
A comida tem uma função que vai muito além da simples alimentação. Ela marca a identidade, o que a torna importante para o turismo, No caso brasileiro, não seria apenas uma identidade, senão um leque variado de cores, aromas e sabores. Cada região possui clima e geografia diferentes, e isso leva a uma culinária diversificada.
A história da nossa diversidade gastronômica remonta a descoberta doBrasil. Dos indígenas, herdamos produtos importantes como a mandioca e seus derivados, o palmito, o inhame. Também, maneiras de preparar os alimentos, como moquear e fazer beijus.
Com os escravos aprendemos a consumir o azeite de dendê, a fazer o fubá de milho o angu e o pirão.
Com a chegada dos portugueses, a introdução de animais como porcos, galinhas, bovinos, caprinos, espécies frutíferas,cereais como o feijão e o arroz, além de comemorações como a quaresma, o natal, festas juninas e o carnaval.
A partir do século XVIII o arroz passou a ser consumido cozido em água e sal no formato de pirão que era servido como acompanhamento para carnes diversas. Os escravos inventaram então o arroz de haussá, arroz de forno, arroz cuxá, arroz de pequi. No nordeste brasileiro, o baião de doisrepresenta uma produção local onde, arroz e feijão de corda juntamente com a carne de sol traduzem a cultura do interior.
Durante o ciclo do ouro, os tropeiros emprestaram importante colaboração na difusão dos costumes alimentares da época. Eles não só transportavam as riquezas das minas, mas levavam matérias-primas, modos de preparo como o feijão tropeiro, arroz de carreteiro e as galinhadas.Foi pelas mãos das senhoras portuguesas que desenvolvemos nossa doçaria, que introduzimos iguarias em nossa mesa, novos ingredientes e nova maneira de servir.
Mas por volta de l850, com o fim do tráfico de escravos e a vinda de povos europeus para as lavouras brasileiras, deu-se então o início do processo de regionalização da nossa gastronomia. Pelo sul firmaram-se as influências italianas,alemãs e polonesas, no nordeste, influências claras da cozinha espanhola e portuguesa, no sudeste, um mix de todas essas culturas e posteriormente a influência da cozinha asiática. Mantiveram-se como maior influência da cozinha originalmente brasileira, a regiões norte e centro-oeste – pela manutenção da influência indígena, com o uso de muitos peixes de água doce e produtos originários da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A descoberta gastronômica do brasil
  • influencia gastronomica espanha no brasil
  • influencia gastronomica espanha no brasil
  • Brasil: Riquezas de um povo
  • A riqueza cultural da região Norte do Brasil
  • A Era da Informatização e a Época da Informalização: Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil
  • As Micro E Pequenas Empresas S O As Principais Geradoras De Riqueza No Com Rcio No Brasil
  • O agronegócio familiar no brasil e nos seus estados: a contribuição a agricultura familiar para a riqueza...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!