Rio verde e suas agroindústrias

Páginas: 10 (2418 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Rio Verde-GO e suas Agroindústrias
Francisco Trindade dos Santos
Acadêmicos do V Período do Curso de Agronegócio do IFGoiano Campus Rio Verde

Resumo
O presente artigo trata de uma revisão da literatura atual no que diz respeito ao desenvolvimento da região do sudoeste do estado de Goiás, especialmente do município de Rio Verde. Nesse trabalho pode-se observar um históricodo município em questão, desde o seu surgimento como arraial de Rio Verde até aos dias atuais como uma referência nacional na produção de grãos e o desempenho das agroindústrias instaladas no município. A criação da COMIGO-Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano e a sua influência na criação e consolidação do maior complexo agroindustrial do país, também é assunto destetrabalho.
Ainda sobre a instalação dos CAIs, é destacado a instalação da Brasil Foods (antiga Perdigão) no município, com grandes incentivos fiscais oferecidos pelo governo do município. Concluindo o presente trabalho os autores mostram que essa expansão econômica de Rio Verde trouxe vários problemas, típicos de cidade grande.


Palavras-chave: Agroindústrias, crescimento econômico domunicípio de Rio Verde-GO.


Breve Histórico do Município de Rio Verde-GO


Os primeiros exploradores do Sudoeste Goiano vieram das capitanias de São Paulo e Minas Gerais, através do caudaloso rio Paranaíba. A ocupação dos solos do sudoeste ocorreu a partir de meados do século XIX, com uma pecuária rudimentar e agricultura de subsistência. O arraial de Rio Verde constitui noprimeiro povoamento do sudoeste goiano, através do regime de apossamento de terras, que permitiu a delimitação de grandes fazendas, explorando inicialmente a pecuária de forma extensiva.
Em função de sua extensão territorial e baixa exploração, Goiás foi diferenciadamente contemplado nos programas governamentais voltados para o povoamento do Centro Oeste, destacando o POLOCENTRO E PRODECER, osquais influenciaram bastante no desenvolvimento do Sudoeste Goiano. A partir de 1975, quando o cerrado despontou como importante região agrícola do País, o município de Rio Verde, pelas condições favoráveis de solo, clima e topografia, foi o epicentro da revolução de grãos, potencializado pelo surgimento de uma grande cooperativa agrícola e por produtores que aderiram aos avanços tecnológicos, osquais colocaram o município na era do agribusiness.
Nesse período o crédito subsidiado constitui-se no pilar da política agrícola, sendo que os agricultores politicamente mais influentes foram os que mais se beneficiaram dessa política. A utilização de novas técnicas de produção modificou a estrutura sócio-produtiva do município de Rio Verde, permitindo a utilização de máquinas eimplementos que permitiram o aumento de produtividade dos solos cerradeiros, antes considerados impróprios para exploração agrícola.
O município de Rio Verde, localizado na micro-região sudoeste do Estado de Goiás, possui localização geográfica privilegiada, pois possui ligação com Goiânia e Brasília através da BR 060, que também liga o município com o Estado do Mato Grosso, permitindo orecebimento de parte da produção deste Estado, e com o Triângulo Mineiro pela BR 452, facilitando o escoamento de sua produção e o recebimento de matéria-prima para suas Agroindústrias.


COMIGO – Agroindústria Pioneira


A COMIGO – Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano - é uma cooperativa de beneficiamento, industrialização e comercialização de produtosagrícolas, fundada em 6 (seis) de julho de 1975 na cidade de Rio Verde-GO, cujo principal objetivo era solucionar problemas comuns de alguns produtores rurais daquele município. Nascida da união e do pioneirismo de um grupo de produtores rurais do sudoeste goiano, a COMIGO se dispôs a mudar o perfil da agropecuária local, instituindo novos conceitos de produção e comercialização.
Entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ECONOMIA VERDE RIO +20
  • Particularidades de rio verde goias
  • História de Rio Verde Goiás
  • ECONOMIA VERDE RIO +20
  • Ces Rio Verde
  • Ces Rio Verde 1
  • Loira Ces rio Verde
  • ECONOMIA VERDE RIO +20

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!