rio tintio

1049 palavras 5 páginas
A nossa viagem iniciou-se com a visita ao Museu Mineiro, com uma apresentação que nos deu a conhecer um pouco do que iríamos ver ao longo do dia. Depois seguiu-se a visita ao Museu.
A empresa que explorava as minas de Riotinto (1873-1954), era a
”Riotinto Company Limited”, e o seu hospital é atualmente a sede do
"Museo Minero" de Huelva. Em 1965, foram construídas novas salas no hospital, e foi criado um projeto de restauro do hospital respeitando a arquitetura inglesa da altura, de modo a futuramente aquele espaço dar lugar a um museu.
Em 1992 foi inaugurado o museu, instituição cultural sem fins lucrativos que tem o objetivo de promover o turismo da região, promoção de emprego e dar a conhecer parte dos mais de 5000 anos de mineralização da região. O museu tem catorze áreas de exposição entre elas, estão uma mina romana e uma casa inglesa, a casa 21,última paragem da nossa visita. Na visita ao museu podemos então ver várias peças relacionadas à metalurgia e mineralização, exposições de arqueologia industrial, e fazer um agradável passeio pela carruagem do Maharaja, encomendada pela rainha Vitória.
O Museu Mineiro de Riotinto é uma viagem através de 5000 anos de história da mineralização.

Após a visita ao Museu fomos conhecer uma mina a céu aberto, a mina de Peña de Hierro.
A mina de Peña de Hierro (Huelva) está localizada no extremo nordeste do anticlinal de Riotinto, a 10 km da vila de Riotinto e a
3 km da aldeia de Nerva. Esta mina é menos conhecido do que
Riotinto no entanto apresenta padrões de metal muito mais elevados. O seu nome tem origem no pico de ferro mineralizado que coroa a mina a céu aberto.
Peña de Hierro situa-se numa região geológica chamada de Faixa
Pirítica Ibérica, possuindo materiais com 300 milhões de anos e de origem sedimentar vulcânica. Por essa razão a terra contém um alto índice de metais e sulfatos. As pirites de Peña de Hierro, extraídas através de explosões controladas e posteriormente
processos

Relacionados