Rio Sao Francisco

Páginas: 20 (4817 palavras) Publicado: 26 de agosto de 2013
O rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e de toda a América do Sul. Conforme estudos, sua nascente real e geográfica está localizada no município de Medeiros, Minas Gerais. Na Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, encontra-se a aproximadamente 1.200 metros de altitude a chamada nascente histórica, a qual por muito tempo se pensou ser a nascentereal. O rio também atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas, e, por fim, deságua no Oceano Atlântico, drenando uma área de aproximadamente641 000 km². Seu comprimento medido a partir da nascente histórica é de2 814 km, mas chega a 2 863 km quando medido ao longo do trecho geográfico.1 Seunome indígena é Opará e também é carinhosamente chamado Velho Chico.
Apresenta dois estirões navegáveis: o médio, com cerca de 1.371 km de extensão, entre Pirapora (MG) e Juazeiro (BA) / Petrolina (PE) e o baixo, com 208 km, entre Piranhas (AL) e a foz, no Oceano Atlântico.
O rio São Francisco atravessa regiões com condições naturais das mais diversas e tem cinco usinas hidroelétricas.
As partes extremassuperior e inferior da bacia apresentam bons índices pluviométricos, enquanto os seus cursos médio e submédio atravessam áreas de clima bastante seco. Assim, cerca de 75% do deflúvio do São Francisco é gerado em Minas Gerais, cuja área da bacia ali inserida é de apenas 37% da área total.
A área compreendida entre a fronteira Minas Gerais-Bahia e a cidade de Juazeiro(BA), representa 45% do vale econtribui com apenas 20% do deflúvio anual.
Os aluviões recentes, os arenitos e calcários, que dominam boa parte da bacia de drenagem, funcionam como verdadeiras esponjas para reterem e liberarem as águas nos meses de estiagem, a tal ponto que, em Pirapora (MG), Januária (MG) e até mesmo emCarinhanha (BA), o mínimo se dá em setembro, dois meses após o mínimo pluvial de julho.
À medida que o SãoFrancisco penetra na zona sertaneja semi-árida, apesar da intensa evaporação, da baixa pluviosidade e dosafluentes temporários da margem direita, tem seu volume d'água diminuído, mas mantém-se perene, graças ao mecanismo de retroalimentação proveniente do seu alto curso e dos afluentes no centro de Minas Gerais e oeste da Bahia. Nesse trecho o período das cheias ocorre de outubro a abril, comaltura máxima em março, no fim da estação chuvosa. As vazantes são observadas de maio a setembro, condicionadas à estação seca.

Índice
  [esconder] 
1 História
1.1 Descobrimento
1.2 Expedições, entradas, bandeiras
1.3 O sistema de sesmarias
1.4 Missões religiosas
1.5 Século XVIII
1.6 Século XIX
1.7 Transposição
2 Geografia
2.1 Principais afluentes
2.2 Condições pluviométricas3 Importância econômica
3.1 Hidrovia
3.2 Condições de navegabilidade
4 Ver também
5 Referências
6 Ligações externas
História[editar]
Descobrimento[editar]


Mapa da extensão total do rio São Francisco. Em seus 2.830 km o rio passa por cinco estadosbrasileiros.
Como escreveu Guimarães Rosa, sua história tem sido a história do sofrimento de um rio que há mais de quinhentos anos é fonte de vida eriqueza. Seu descobrimento é atribuído ao navegador florentino Américo Vespúcio, que navegou em sua foz em 1501. O nome é homenagem a São Francisco de Assis, festejado naquela data. A 4 de outubro de 1501, uma expedição de reconhecimento descia a costa brasileira, rente aolitoral, comandada por André Gonçalves e Américo Vespúcio e vinda do Cabo de São Roque. A região da foz era habitada pelos índios,que a chamavam Opará, que significa algo como “rio-mar”. Outra expedição, em 1503, chegou à foz, comandada porGonçalo Coelho, outra vez com Américo Vespúcio. O rio era visitado apenas nas cercanias da foz, pois a mata, a caatinga desconhecida e as tribos ferozes impediam os brancos de penetrar na terra.[carece de fontes]
Expedições, entradas, bandeiras[editar]
Em 1522, o primeiro donatário...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transposição do rio são francisco
  • Rio Sao Francisco
  • Transposição do Rio são Francisco
  • A Bacia do Rio São Francisco
  • sobre o rio são francisco
  • Rio São Francisco
  • A importância do rio são francisco
  • Transposição do rio são francisco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!