Rio Nilo

Páginas: 2 (327 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014
O Nilo é o rio mais extenso do mundo.nota 1 nota 2 Situado no nordeste do continente africano, sua nascente está a sul da linha do Equador e sua foz ocorre no Mar Mediterrâneo.

A sua baciahidrográfica ocupa uma área de 3 349 000 km², abrangendo Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Sudão do Sul, Etiópia e Egito.8 . A partir da sua fonte maisremota, situada no "Nyungwe National Park" do Rwanda, o Nilo tem um comprimento de 7 088 km. 1

É formado pela confluência de três outros rios, o Nilo Branco (Bahr-el-Abiad), o Nilo Azul (Bahr-el-Azrak)e o rio Atbara. O Nilo Azul (Bahr-el-Azrak) nasce no Lago Tana (Etiópia), confluindo com o Nilo Branco em Cartum, capital do Sudão.
Para alguns autores a palavra Nilo pode estar relacionada com araiz semítica "nahal", que significa vale. Em língua árabe e hebraico, duas línguas semíticas, rio diz-se nahrun e nehar respectivamente. Contudo, duas outras línguas semíticas, o aramaico e a línguage'ez usam palavras pouco semelhantes a "nahal" para se referirem a um rio (felege e wonz) 11 12 .

A palavra Nilo ((em árabe)nīl), deriva do grego {{{2}}}, que seria uma transcrição deformada dotermo egípcio Na-eiore, plural de eior designando o delta 10 . Em árabe escreve-se
Tradicionalmente considerava-se que o rio Nilo nasce no Lago Vitória 13 . Contudo, o próprio Lago Vitória tem comoprincipal tributário o rio Kagera, que é por causa disso considerado como fonte mais remota do Nilo 14 .

O rio Akagera, que desagua no Lago Vitória perto da cidade tanzaniana de Bukoba, tem doisafluentes principais, o rio Ruvyironza, que nasce na província de Bururi, no Burundi 15 e o rio Nyabarongo que nasce na Floresta Nyungwe, no Ruanda. No entanto, uma expedição recente descobriu anascente do rio Rukarara, também afluente do Nyabarongo, ainda na Floresta Nyungwe, mas vários quilómetros a montante, o que permite atribuir ao Nilo o comprimento total de 7088 km 1 .

O Nilo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • rio nilo
  • Rio Nilo
  • O rio nilo
  • O Rio Nilo
  • Rio nilo
  • rio nilo
  • Rio Nilo
  • rio nilo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!