Rio Acaraú

Páginas: 3 (591 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014

O Rio Acaraú é um rio brasileiro que banha o estado do Ceará, sendo o segundo maior do Estado, tanto em tamanho como em importância, ficando situado na parte norte.
Sua nascente está localizadaem Monsenhor Tabosa na Serra das Matas, além deste, banha mais dezessete municípios até desaguar no Oceano Atlântico em Acaraú. Sua bacia hidrográfica abrange um total 27 municípios numa área de14.500 km², o que representa aproximadamente 10% da área do estado, distribuindo a sua riqueza para mais de um milhão de pessoas, onde em contrapartida recebe os esgotos, o lixo desses Municípios e odesprezo provocado pela irracionalidade do homem. Nesta bacia estão construídos alguns dos mais importantes açudes cearences: o Edson Queiroz, em Santa Quitéria, o Forquilha, em município do mesmo nome, oAires de Sousa (ou Jaibaras), em Sobral, além do Paulo Sarasate (ou Araras), que está construído sobre o leito do Rio Acaraú e cuja barragem está localizada no limite dos municípios de Varjota, PiresFerreira e Santa Quitéria.
O Rio Acaraú com o curso de 320 km, nasce na Serra do Machado, em Itatira. Lança-se no oceano Atlântico por meio de dois braços: o Cacimba e o Mosqueiro. A sua baciahidrográfica é calculada em 14.500 km² e banha as cidades de Tamboril, Sobral, Santana do Acaraú, Marco e Bela Cruz, entre outras.

O sofrimento do Rio Acaraú é causado pela poluição de suas águas, emseu leito, já se manifestando em alto grau de poluição, às plantas aquáticas, como pacova, aguapés e capim praticamente cobrem as águas poluídas do Rio.
Os esgotos domésticos, de residências quedesembocam dentro do Rio não recebem nenhum tratamento. O desmatamento ciliar produz o desbarrancamento de suas margens, criando o assoreamento do leito, que consequentemente, provoca enchentes durante operíodo chuvoso, trazendo transtorno e doenças à população ribeirinha.
A despoluição e a revitalização do Rio Acaraú são fundamentais a importância deste ecossistema é fundamental para a vida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mapa da qualidade das águas do rio Acaraú, pelo emprego do IQA e Geoprocessamento
  • POLUIÇÃO HÍDRICA: para onde vai toda a sujeira do Rio Acaraú?
  • SANTANA DO ACARAÚ
  • Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Drp indios tremembé acaraú
  • UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
  • Municipio de Santana do Acaraú
  • Rios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!