Rins e suas funcionalidades

Páginas: 3 (603 palavras) Publicado: 8 de julho de 2014
Rim (lat. ren, grc. νεφρός) é cada um dos dois órgãos excretores, em forma de feijão (tendo no ser humano, aproximadamente 11 cm de comprimento, 5 cm de largura e 3 cm de espessura). É o principalórgão do sistema excretor e osmoregulador dos vertebrados. Os rins filtram produtos do metabolismo de aminoácidos (especialmente ureia) do sangue, e os excretam, com água, na urina; a urina sai dos rinsatravés dos ureteres, para a bexiga.

Localização
Em humanos, os rins estão localizados na região posterior do abdómen, atrás do peritoneo, motivo pelo qual são chamados de órgãosretroperitoneais. Existe um rim em cada lado da coluna; o direito encontra-se logo abaixo do fígado e o esquerdo abaixo do baço. Em cima de cada rim encontramos a glândula suprarrenal.

Os rins estão,aproximadamente no mesmo nível que as vértebras T12 a L3, sendo que o rim direito localiza-se um pouco mais inferiormente que o esquerdo. O polo superior de cada rim está encostado na décima primeira e décimasegunda costelas e ambos encontram-se envoltos por um coxim de gordura, com finalidade de proteção mecânica.

Os rins são duas glândulas da cor vermelha escura colocadas simetricamente ao lado da colunavertebral, na região lombar. Medem 10cm de largura e pesam cerca de 150gr cada um. O peritoneo membrana serosa que cobre a superfície superior do abdómen, prende-os fortemente contra a paredeabdominal. A extremidade superior de cada rim é coberta por uma glândula edócrina, a glândula suprarrenal.

Anatomia macroscópica


Partes do rim:
1. Cápsula renal
2. Córtex renal
3. Coluna de Bertin4. Medula renal
5. Pirâmide renal
6. Papila renal
7. Pelve renal
8. Cálice maior
9. Cálice menor
10. Ureter
11. Corpúsculo renal
12. Veia interlobular e Artéria interlobular
13. Veiaarqueada e Artéria arqueada
14. Veia interlobar e Artéria interlobar
15. Artéria renal
16. Veia renal
17. Hilo renal
18. Seio renal
19. Veia segmentar e Artéria segmentar
20. Arteríola aferente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RIM
  • rins
  • Rins
  • Rins
  • Os rins
  • Funcionalidades
  • Rins
  • rins

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!