rinquedoteca

2702 palavras 11 páginas
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 A Necessidade de Brincar

No tempo dos nossos pais ou avós, a vida das crianças era nas calçadas, ruas, praças, nos muitos terrenos descampados da cidade e nos sítios e fazendas do interior. As brincadeiras eram mais simples, porém muito divertidas. Não se tinha a preocupação de que a criança tinha a necessidade de brincar como apropriação da aprendizagem, visto que por muito tempo, o brincar foi visto como algo fútil sem grande importância. Como afirma Santos, 2000, p. 37:

As atividades lúdicas fazem parte da vida do ser humano e, em especial, da vida da criança, desde o início da humanidade. Entretanto, essas atividades, por muitos séculos, foram vistas como sendo sem importância e tendo conotação pejorativa. (SANTOS, 2000).

Após os anos 50 foi dada a devida importância aos brinquedos e ao ato de brincar, passando a ser valorizadas como meio de desenvolvimento infantil, isso graças aos avanços de estudos psicológicos acerca da criança, destacando - se as atividades lúdicas "por ser o brinquedo essencial no desenvolvimento psíquico e social da criança que brinca" (Opcit. p.05), pois, brincando ou jogando, ela terá a oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis para sua vida futura.
Diversos estudiosos e pesquisadores destacam que o brincar na infância é de extrema importância para o desenvolvimento da criança tanto que adquire um respaldo legal no Estatuto da Criança e do Adolescente Lei nº 8.069/90, capítulo II, Art. 16, garantindo o direito de liberdade para o “brincar, praticar esportes e divertir-se”. A Constituição da República de 1988, no artigo 227, destaca que: “É dever da Família, da Sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, a saúde, a alimentação, à educação, ao lazer (...)”.
O brincar tem uma função muito importante na vida da criança, “As crianças são capazes de lidar com complexas dificuldades psicológicas através do brincar. Elas procuram

Relacionados

  • Projeto Multidisciplinar II ATPSS
    1458 palavras | 6 páginas
  • Pesquisa de campo
    1341 palavras | 6 páginas
  • Brinquedoteca
    7052 palavras | 29 páginas
  • PROJETO GIRASSOL ANO II Para PATROCINIO 07 De Julho
    10096 palavras | 41 páginas