Ri's e a coreia do norte

1602 palavras 7 páginas
RIs – A Coreia do Norte – Uma “baixa” no Eixo do Mal?

25/9/2009

Prof Herbert Schützer - Sociologia

2

A Coréia do Norte é um dos países mais fechados do mundo, se não o mais. Seu atual governante, Kim Jong II é o mais imprevível (talvez o mais extravagante também) do mundo. Nos últimos anos a Coréia do Norte tem sido palco de afronta aos princípios que regem a comunidade internacional, seguidos por momentos de distensão e abertura ao diálogo.
25/9/2009 Prof Herbert Schützer - Sociologia 3

Em maio, novos sinais que se retomava a tensão na península coreana; Pyongang reagiu as condenações do Conselho de Segurança das Nações Unidas, temia-se, inclusive, que houvessem desdobramentos militares entre as Coréias. Primeiro, anunciou mais um bem sucedido teste militar; depois lançou mísseis balísticos em direção ao Mar do Japão no dia em que os Estados Unidos comemoravam sua independência; e por último houve em encrudescimento das tensões diplamáticas entre o Sul e o Norte.
25/9/2009 Prof Herbert Schützer - Sociologia 4

Nos últimos dias, novos sinais de distensão. Semanas atrás, o expresidente norte-americano, Bill Clinton, visitou o país com a missão de conseguir a libertação de duas jornalistas oriundas dos Estados Unidos que estavam presas em território nortecoreano. Kim Jong II atendeu ao pedido.

25/9/2009

Prof Herbert Schützer - Sociologia

5

A Coréia do Norte anunciou ao mundo que chegou ao estágio final do enriquecimento de urânio. Mais um passo na direção da consubstanciação do projeto norte-coreano de construir armamentos nucleares. No momento, isso é tudo. Nada indica, pelo recente histórico, que não teremos novos desdobramentos. O principal, se não o único, elemento de barganha de Pyongang nas negociações internacionais é seu projeto nuclear; em troca das negociações e atos de distensão, a comunidade internacional oferece algumas benesses econômicas.
25/9/2009 Prof Herbert Schützer - Sociologia 6

Ninguém arrisca concluir

Relacionados

  • Livro redes de computadores 4ª edição (andrew s. tanenbaum)
    311081 palavras | 1245 páginas