Rhoe Discolor

686 palavras 3 páginas
Universidade Federal da Paraíba

Relatório da aula prática de Biologia Celular
Aluno: Ana Carla Cesar Silva - 11312866 Gabriella Dantas Maia Pinheiro- 11312353
Data: 04 de Junho de 2013
Curso: Nutrição-1º Período
Professor: Maria Cecília de Oliveira
Conceito:

Introdução
Ao estudar a origem das células é importante perceber durante a evolução as suas semelhanças e diferenças para a melhor compreensão da biologia celular. As células são divididas em dois tipos principais, definidos pela presença ou não de um núcleo: células procariontes e células eucariontes.
As células procariontes são circundadas por uma parede celular rígida composta de polissacarídeos e peptídeos, são menos complexas do que as eucariontes, seu material genético não está delimitado por um núcleo, além de não apresentarem organelas citoplasmáticas ou um citoesqueleto.
As células eucariontes são circundadas pela membrana plasmática, se apresentam de forma mais complexas, possuem um núcleo, organelas citoplasmáticas e um citoesqueleto.
As células eucariontes são divididas em duas categorias: células animais e células vegetais.
A célula animal possui grande semelhança com a célula vegetal tais como: membrana plasmática, citoplasma, núcleo, retículo endoplasmático, ribossomos, complexo de golgi, mitocôndrias, vacúolos, lisossomos e plastos, mas a diferença é a ausência de parede celular e de cloroplastos.
A célula vegetal possui parede celular que tem função de proteger e dá forma às células adultas. É possível observar também os cloroplastos, que são plastos de clorofila, são eles os responsáveis pela fotossíntese.

Objetivo do experimento
Após conhecimento teórico sobre a microscopia óptica comum e estudo sobre as células tornou-se possível à aula prática que permitiu o melhor conhecimento para utilizar o microscópio óptico composto, do tipo vertical, e também aprender a preparar lâminas com material de células vegetais

Relacionados