rhemmdokjwkmkkjelk

6567 palavras 27 páginas
1. INTRODUÇÃO

A responsabilidade social das empresas vem sendo amplamente discutido bem como divulgado pela mídia nos últimos anos. Entre os fatores que explicam a repentina valorização desse assunto está o fato de que, ao assumirem uma responsabilidade mais ampla pelo conjunto da sociedade, as empresas suprem necessidades comunitárias que não estavam sendo satisfeitas pelo Estado. O que todos esperam das empresas é uma postura mais comprometida com o desenvolvimento sustentável do País, envolvendo-se na proteção do meio ambiente, redução da pobreza e aumento da expectativa de vida da população, proporcionando um crescimento na qualidade da vida.
Atualmente percebemos uma variação de entendimentos em relação ao termo responsabilidade social, algumas mais notáveis, como a confusão entre uma ação socialmente responsável com uma tipicamente filantrópica, outra discussão é diferenciar os tipos de impactos e seus efeitos distintos sobre as partes interessadas.
O tema responsabilidade social tornou-se conhecido no Brasil a partir de 1965, através da “Carta de Princípios da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas”. No entanto, foi somente a partir dos anos 80 introduzido em uma pequena parcela de empresas que atuam no Brasil, passando a institucionalizarem em discursos relacionados a questões sociais e ambientais. Com a introdução no ambito empresarial, começaram a surgir importantes fundações, tendo como foco a questão da ética, em particular o chamado comportamento éticoe responsável com a sociedade.
O objetivo deste trabalho é apresentar o panorama contemporâneo, a evolução e tendências do movimento responsabilidade corporativa no Brasil, o desenvolvimento sustentável, com ênfase na análise da fase atual.

2. RESPONSABILIDADE SOCIAL.

O mundo contemporâneo possui um modelo de crescimento econômico que tem provocado enormes desequilíbrios. Por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação

Relacionados