Rhasmyn

420 palavras 2 páginas
Roteiro de estudos para a prova NP2 da disciplina de Microbiologia e Micologia Clínica
1. Quais as características das bactérias do gênero Haemophilus, quanto à morfologia, característica na coloração gram e exigências nutricionais?
2. Quantos sorotipos a espécie Haemophilus influenzae apresenta? Contra qual sorotipo é a vacina atualmente disponível e com qual componente bacteriano ela é feita.

3. Quais as principais doenças causadas por Haemophilus influenzae?

4. Quais as espécies de importância médica do gênero Haemophilus, que doença causa?

5. Que doenças podem ser desenvolvidas a partir da disseminação local de Haemophilus?

6. Quando o hospedeiro desenvolve bacteriémica por Haemophilus?

7. Como é realizada a prova do satelitismo? Descreva em detalhes.

8. Quais são os agentes etiológicos da coqueluche? Descreva os três estágios da doença e suas características sintomatológicas?

9. Quais as características das bactérias da família das enterobactérias quanto à morfologia, característica na coloração gram e principais doenças relacionadas?

10. Quais os principais fatores relacionados à patogênese das bactérias da família das enterobactérias? Como eles atuam?

11. Quais as principais patologias em que a Escherichia coli está envolvida? Quais provas bioquímicas são utilizadas na sua identificação? Segundo a chave vista em aula, atente para as provas positivas e negativas.

12. Quais as principais fontes de contaminação por Salmonella? Quais as principais doenças causadas por essa bactéria?

13. Quais as principais bactérias patogênicas relacionadas ao gênero Yersinia? Qual o principal fator de virulência? Como são transmitidas as pestes bubônica e pneumônica?
14. Descreva como são realizadas as provas abaixo e para quais bactérias são utilizadas, explicando os princípios de cada prova, componentes envolvidos na visualização dos resultados e quando pertinente, as bactérias envolvidas na reação. a) Prova o satelitismo b) Prova

Relacionados