rgraficos

758 palavras 4 páginas
Prova Geologia
1-
O vulcão Etna, situa-se na Itália, é um vulcão ativo. O Etna é um vulcão composto, em que as emissões de lava, mais viscosa, são feitas através da abertura central. Em relação às suas erupções, este é do tipo erupção mista com alternância de explosões violentas e emissão de lavas. O Cone tem camadas alternadas de piroclastos e lava solidificada. O Vulcão Etna está nas fronteiras convergentes de placas litosféricas, correspondendo à subducção da placa Africana sob a placa Euro-asiática. Nestas zonas, a placa menos densa mergulha sob a outra e o magma pode subir através de fracturas na litosfera, dando origem a vulcões tal como aconteceu com este.

Na Islândia está sobre um ponto quente, quando as placas tectônicas se movem, surge uma fissura que permite que o magma flua para a superfície, dando origem a uma erupção vulcânica. locais onde podemos encontrar vulcões que expelem enormes quantidades de lava que gradualmente constroem uma montanha larga com o perfil de um escudo, formando vulcão-escudo.

2-
Sismicidade
Numero e intensidade dos sismos que ocorrem numa região. A distribuição geográfica das regiões sísmicas está relacionada com a distribuição dos acidentes tectônicos das diferentes regiões da crosta terrestre.
3-
a)
Grau geotérmico é o numero de metros em profundidade na crosta terrestre, necessário ao aumento de temperatura de 1ºC. Grau geotérmico normal é de 33m = 1ºC.
b)
Camada pré-sal refere-se a um tipo de rochas sob a crosta terrestre formadas exclusivamente de sal petrificado, depositado sob outras lâminas menos densas no fundo dos oceanos e que formam a crosta oceânica. Esse tipo de rocha mantém aprisionado o petróleo recentemente descoberto, pelos brasileiros. Entre a costa ocidental da África e a oriental da América do Sul conta um riquíssimo depósito de matéria orgânica que viria se acumulando ao longo de milhões de anos sob o sal petrificado e posteriormente prensado por pesadas lâminas, transformando-se em

Relacionados