RGADFG

3088 palavras 13 páginas
Resenha Acadêmica Descritiva do artigo “Arquiteturas em disputa: ativistas P2P e a indústria da intermediação”, de Sergio Amadeu da Silveira.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación (EPTIC On Line), vol. XI, nº 1, enero – abril / 2009. RESUMO: O artigo aborda as controvérsias em torno da arquitetura da internet, analisando o conflito entre a ideologia dos pioneiros da rede e as metas da reunião das companhias de telecomunicações e empresas de copyright. Além disso, explora a origem de uma série de reações políticas, econômicas e tecnológicas, devido ao avanço da P2P e, também, indica a ambivalência das tendências sobre a economia das redes digitais. SEÇÕES:
I- Arquitetura das redes de comunicação;
II- Arquitetura P2P e os fundamentos da Cultura Hacker;
III- A reação da Indústria de Intermediação, novos gatekeepers e os riscos do P4P;
IV- Conclusão. Sérgio Amadeu inicia o artigo afirmando que o estudo da arquitetura das redes digitais (seu desenho, sua composição orgânica e sua estruturação), devido à sua crescente evolução e expansão, tem grande importância para quem estuda a Comunicação. Em 1º lugar, porque as redes têm uma geometria diferenciada; em 2º lugar, porque seu grau de flexibilidade pode interferir na comunicação; em 3º lugar, porque as características de uma rede digital, por exemplo, a organização, as regras de conectividade, o desenho, podem influenciar a formatação dos conteúdos comunicados, a velocidade de transferência das informações e, até mesmo, os próprios conteúdos. O autor conceitua “arquitetura de rede” como a descrição dos formatos de dados e dos procedimentos utilizados para a comunicação entre seus nós ou pontos. Ela possui dois elementos: os protocolos e a topologia da rede. Os protocolos são o conjunto das regras e convenções, dos padrões e procedimentos para

Relacionados