rg4g

595 palavras 3 páginas
Usinas Geradoras de energia elétrica
Introdução
A energia elétrica é uma das formas de energia mais utilizadas no mundo. Ela é gerada principalmente, nas usinas hidrelétricas, usando o potencial energético da água. Porém ela pode ser produzida também em usinas eólicas, termoelétricas, solares, nucleares entre outras.
A energia elétrica, para chegar ao consumidor final, depende de uma eficiente rede elétrica, composta por fios e torres de transmissão. Ela é de fundamental importância para o desenvolvimento das sociedades atuais. Ela pode ser convertida para gerar luz, força para movimentar motores e fazer funcionar diverssos produtos elétricos e eletrônicos que possuimos em casa (computador, geladeira, microondas, chuveiro, etc).
A energia elétrica, produzida através das águas, sol e vento é considerada uma forma de energia limpa, pois apresenta baixos índices de produção de poluentes em todas as fases de produção, distribuição e consumo. Uma usina elétrica pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica, através de aproveitamento de outras formas de energia disponíveis.

Usinas Hidrelétricas

Função
Transformar energia mecânica (hidráulica) em energia elétrica.
1) Converte a energia potencial da água represada em energia cinética (da água).
2) Converte a energia cinética da água em energia cinética na turbina.
3) Converte a energia cinética da turbina em energia elétrica no gerador
1) Utilização de insumo energético natural, renovável e não-poluente
(água).
2) Uso de tecnologia própria.
3) Grande potencial hidrelétrico em nosso país.
Desvantagens
1) Grande distanciamento entre a usina e os principais centros consumidores. 2) Profundas alterações ambientais (climáticas) produzidas pelo armazenamento de grandes massas de água.
3) Deslocamento e, até, extinção de populações animais e vegetais, em função do desapropriamento e da inundação de grandes áreas de

Relacionados

  • Todos
    17475 palavras | 70 páginas