rfoteiros

558 palavras 3 páginas
Tudo sobre Rotavirus …

Introdução
O rotavírus são partículas esféricas, de simetria icosaédrica, com 65 a 75 nm de diâmetro, sem envoltório lipoprotéico e com o cápside constituído por duas camadas protéicas. Seu genoma é constituído por 11 segmentos de RNA de fita dupla (dsRNA). Cada segmento codifica uma proteína.
O rotavírus pertence a III classe de classificação para a replicação viral – RNA de Fita Dupla. Para este vírus a fita negativa de RNA funciona como molde para a síntese de um mRNA. Como as células não possuem enzimas para a transcrição de RNA a partir de RNA, os vírus destes grupos precisam introduzir na célula a enzima necessária para a transcrição (RNA polimerase RNA-dependente), que é uma proteína estrutural deste vírus.

O que e Rotavirus
É uma doença diarréica aguda causada por um vírus do gênero Rotavírus. É uma das mais importantes causas de diarréia grave em crianças menores de 5 anos no mundo, particularmente nos países em desenvolvimento.

CAUSAS Transmissão A rotavirose é transmitida pelo contato fecal-oral (fezes-boca), por contato pessoa a pessoa, através de água, alimentos e objetos contaminados. Há presença de alta concentração do vírus causador da doença nas fezes de crianças infectadas. Sintomas de Rotavirose A forma clássica da doença, principalmente na faixa de seis meses a dois anos é caracterizada por uma forma abrupta de vômito, na maioria das vezes há diarreia e a presença de febre alta. Podem ocorrer formas leves nos adultos e formas que não apresentam sintomas na fase neonatal (recém-nascido) e durante os quatro primeiros meses de vida.
Tratamento de Rotavirose O tratamento é baseado na reidratação do paciente - pode ser água, chá, água de coco, sucos ou isotônicos. Medidas simples de combate à desidratação, como o uso de soro caseiro, reduzem drasticamente o número

Relacionados