Rfinaria de carvão ecologicament correta

585 palavras 3 páginas
O FORDISMO, TOYOTISMO E VOLVISMO E OS PROCESSOS DE TRANFORMAÇÃO DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

Várias transformações ocorreram no cenário industrial nos últimos séculos. Essas alterações aconteceram devido a implantação de novos conceitos, principalmente no cenário das indústrias. A produção manufatureira cedeu lugar a produção em massa, a sociedade urbana cresceu em grandes proporções e a população começou a pensar de maneira racional.
Os conceitos Fordistas foram aplicados na indústria automobilista, que estavam crescendo ano após ano. A idéia principal desse modelo é a racionalização dos processos das organizações que deveria operar da forma mais eficaz possível. O gerenciamento passa a ser visto como um processo de planejamento, organização, comando e controle. As tarefas foram dividas por etapas que deveriam ser feitas no menor espaço de tempo, as responsabilidades foram definidas, houve maior supervisão dos processos entre outras, essas modificações foram de estrema importância para o êxito das organizações.
Com a aplicação desses princípios formou-se uma nova maneira da força de trabalho que deixou de ter suas habilidades manuais do processo e o aumentou absurdamente, reduzindo custos e melhorando a qualidade dos produtos produzidos. Sua utilização foi um marco na expansão industrial americana. Por muitos anos esse sistema funcionou perfeitamente. Entretanto após muitos anos da industrialização e o desenvolvimento do capitalismo esse processo apresentou problemas como a pouca mudança do produto e a falta de visão crítica. Além da forte concorrência japonesa e a crise do petróleo.
O Fordismo se enfraqueceu no final do século xx, com a introdução de novos métodos de trabalho. No Japão um novo modelo foi implantado na indústria automobilística da Toyota. Esse sistema chamado Toyotismo trazia uma nova forma de pensamento mais flexível.
A idéia de que os funcionários são pessoas com necessidades que deveriam ser satisfeitas não existiam. Elton Mayo foi um

Relacionados