RFIDeNFC

2052 palavras 9 páginas
RFID e NFC - Redes de Computadores

Eduardo Jonas

1-RFID, para o que serve?
RFID ( Identificação por Rádio Frequência) é uma tecnologia utilizada para identificar, rastrear e gerenciar desde produtos e documentos até animais ou mesmo indivíduos, sem contato e sem a necessidade de um campo visual. Uma grande intensificação no uso da tecnologia RFID em aplicações em logística e no comércio varejista é prevista para os próximos anos, principalmente aquelas voltadas à cadeia de suprimentos. A possibilidade de ser aplicada a inúmeras situações tornou a tecnologia RFID objeto de diversos projetos-piloto, em diferentes lugares no mundo.
Composta por transponders (RF tags) pequeno objeto que pode ser colocado em uma pessoa, animal, equipamento, embalagem ou produto, dentre outros. Contém chips de silício e antenas que lhe permite responder aos sinais de rádio enviados por uma base transmissora. Além das etiquetas passivas, que respondem ao sinal enviado pela base transmissora existem ainda as etiquetas semipassivas e as ativas dotadas de bateria que lhes permite enviar o próprio sinal. São bem mais caras que as etiquetas passivas. RFID é uma tecnologia de identificação que utiliza a radiofreqüência para capturar os dados, permitindo que uma tag seja lida sem a necessidade de campo visual, através de barreiras e objetos tais como madeira, plástico, papel etc. Um sistema RFID digital funciona como um sistema poderoso de aquisição de dados em tempo real, com a vantagem de eliminação de intervenções humanas manuais e visuais, dinamizando assim o tempo de transições e assegurando eficiência e eficácia.
Por apresentar alto grau de dinamismo no processo de aquisição de informação, sem impor grandes barreiras à entrada de dados, o RFID constitui-se em uma grande oportunidade para o Brasil nesse mercado, especialmente em aplicações voltadas ao atendimento de necessidades específicas do processo de manufatura das indústrias brasileiras.
A tecnologia RFID tem suas raizes nos

Relacionados