RFF analiseacustica

336 palavras 2 páginas
NASCIMENTO, Katiene Rozy Santos do; CARVALHO, Wilson Junior de Araujo. Análise acústica de sons vocálicos de palavras funcionais do inglês. Revista Diadorim / Revista de Estudos Linguísticos e Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Volume 12, Dezembro 2012.
ANÁLISE ACÚSTICA DE SONS VOCÁLICOS DE PALAVRAS FUNCIONAIS DO INGLÊS
Katiene Rozy Santos do Nascimento (UECE) Wilson Junior de Araujo Carvalho (UECE)

Esse trabalho tem como objetivo analisar os sons vocálicos de palavras funcionais, em contexto acentuado e não acentuado, produzidas por estudantes brasileiros que se encontram em nível intermediário de aprendizagem do inglês como língua estrangeira.
Considerando os objetivos estabelecidos, os autores estruturam o artigo da seguinte forma: na primeira seção, eles tratam de alguns conceitos referentes as palavras funcionais e de como estas são utilizadas na língua inglesa; na segunda seção, apresentam alguns trabalhos cujo foco foi o estudo das palavras funcionais do inglês produzidas por falantes brasileiros; na terceira seção, descrevem a metodologia utilizada; na quarta seção, apresentam e discutem os resultados obtidos e, por fim, fazem algumas considerações acerca dos achados de sua pesquisa.
Para coletar os dados, os autores desenvolveram um experimento que apresenta 20 sentenças com as seguintes palavras funcionais: as, at, that, but, does, us, could, do, should e of. Em seguida é feita a análise da pronúncia destas sentenças, mostrando detalhadamente com o uso de gráficos e tabelas.
Ao concluir, os autores afirmam que os estudantes brasileiros de ILE, na amostra estudada, utilizam as características de duração dos sons vocálicos das palavras funcionais para distinguir o contexto prosódico em que estas foram produzidas. Esta hipótese se fundamenta na possível influencia da língua materna sobre a língua estrangeira, uma vez que o acento no PB esta diretamente relacionado a duração do núcleo

Relacionados