rfedfs

332 palavras 2 páginas
No âmbito da disciplina de Português, um dos temas propostos para a apresentação oral do 3º período à turma 11ºB3 foi a análise de um poema de Cesário Verde. # José Joaquim Cesário Verde nasceu emLisboa, 25 de Fevereiro de 1855 e foi um poeta português, sendo considerado um dos precursores da poesia que seria feita em Portugal no século XX. # O poema escolhido para análise denomina-se Ó áridasMessalinas e foi escrito em 1873, período em que Cesário Verde elaborou bastantes poemas que têm o amor e a mulher como temas. Nesta altura, Cesário Verde era ainda um adolescente, tinha 18 anos, masa cidade e o campo constituíam já duas facetas da sua vida. Passarei então à leitura do mesmo e de seguida à sua análise, tanto externa como interna.
No entanto, é conveniente, antes de tudo,esclarecer o que é uma Messalina, # já que é uma palavra bastante relevante para a compreensão de todo o poema. No Império Romano, existiu uma imperatriz, Valéria Messalina, mulher do imperador Cláudio, queficou famosa pela sua crueldade e pela sua vida libertina, devassa e promíscua, acabando por ser executada por ordem do marido. Deste facto histórico, surge a palavra “messalina”, utilizada, numsentido figurado claro, para referenciar alguma mulher que leve uma vida como a de Valéria Messalina. Sendo que áridas, neste sentido, remete para algo sem interesse.
# Ó áridas Messalinas não entreisno santuário, transformareis em ruínas o meu imenso sacrário!
Oh! A deusa das doçuras, a mulher! eu a contemplo!
Vós tendes almas impuras, não me profaneis o templo!
A mulher é ser sublime, éconjunto de carinhos, ela não propaga o crime, em sentimentos mesquinhos.
Vós sois umas vis afrontas, que nos dão falsos prazeres, não sei se sois más se tontas, mas sei que não sois mulheres!
Osujeito lírico neste poema critica e ataca as mulheres sensuais, lascivas, e dissolutas, ou seja, que demonstram um comportamento considerado imoral naquela altura. Tenta proibir-lhes entrar

Relacionados