rfdedwe

709 palavras 3 páginas
SÚMARIO
INTRODUÇÃO 4
MATERIAIS E MÉTODO 6
RESULTADO E DISCULSSÃO 7
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
ANEXO 9
INTRODUÇÃO 13
MATERIAIS E MÉTODO 15
RESULTADO 15
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
ANEXO 17 INTRODUÇÃO
Um dos eventos iniciais da germinação e a absorção de água pela semente, fenômeno denominado embebição. A água é necessária para que as células retomem suas atividades metabólicas e possam mobilizar as reservas nutritivas estocadas nos cotilédones e no endosperma. Com embebição, a cascada semente rompe-se e permite a entrada de oxigênio, necessária a respiração das células embrionárias, até a casca romper-se, as células obtém energia principalmente de moléculas orgânicas das reservas nutritivas (AMABIS & MARTHO, 2004).
De acordo com Taiz e Zeiger (2004), o potencial hídrico é um bom indicador geral da saúde da planta.
Os principais fatores que influenciam o potencial hídrico em plantas são: concentração, pressão, gravidade, crescimento celular, fotossíntese e a produtividade de cultivos também são influenciados pelo potencial hídrico e seus componentes (TAIZ & ZEIGER, 2004).
Para Bansal et al.(1980), particularmente sobre germinação ficou estabelecido que potenciais hídricos muitos negativos, especialmente no inicio da embebição, influenciam a absorção de água pelas sementes, podendo inviabilizar a seqüência de eventos do processo germinativo (citado por BRACCINI et al., 1996).
Já o estresse hídrico geralmente atua diminuindo a velocidade e percentagem de germinação das sementes, sendo para cada espécie existem um valor de potencial hídrico no solo, abaixo do qual a germinação não ocorre (ADEGBUY et al., 1981. Citado por BRACCINI et al., 1996).
Conforme Taiz e Zeiger (2004), As sementes, com conteúdo de água de 5 a 15%, estão entre os tecidos vegetais mais secos, mas antes de germinarem precisam absorver uma quantidade considerável de água.
Para Stein (1986), as membranas das células vegetais são seletivamente

Relacionados