REVOLUÇÃO SANDINISTA

800 palavras 4 páginas
MEMBROS:
GREGORY VITAL
HENRIQUE NUNES
MATHEUS MAMPRIN
MATHEUS CUNHA
PEDRO FLORES
PEDRO YGAYARA

REVOLUÇÃO SANDINISTA

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de historia do Colégio Sta. Joana Darc

SÃO PAULO
2014

I.E. Sta Joana Darc
3º Ensino Médio

Revolução Sandinista

SÃO PAULO
2014

.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
1 rEVOLUÇÃO SANDINISTA 5

CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

INTRODUÇÃO

No início do século 19, passando o processo de independência mexicana, as regiões pertencentes à América Central tentavam diversas transformações políticas em apoio da formação de várias nações independentes. Na maioria dos casos, as elites locais obtinham o apoio estadunidense e britânico na formação de nações frágeis e incapazes de fazer frente aos interesses das potências capitalistas. Foi nesse contexto que houve o surgimento da Nicarágua.

Por volta da década de 1920, o camponês Augusto César Sandino convocou a formação de um grupo revolucionário determinado a dar fim à intervenção imperialista em seu país. Entre outros pontos, Sandino defendia a realização de um projeto de distribuição de terras e saída dos militares americanos que ocupavam o território nicaraguense. Dessa maneira, os partidários de Sandino participaram de movimentos de guerrilha que atuaram no país entre 1926 e 1933.

Após conseguir a saída das tropas estadunidense do país, Sandino aceitou assinar um acordo onde concordava em depor das armas mediante a preservação da soberania de seu país. A opção pela pacificação política permitiu que militares liderados por Anastásio Somoza Garcia empreendessem o assassinato do líder revolucionário e instalassem um governo ditatorial alinhado aos interesses norte-americanos. Entre as décadas de 1930 e 1970, a família Somoza controlou os ditames da vida política nicaraguense.

Relacionados

  • 56496150 Comando Vermelho A Historia Secreta Do Crime Organizado 1994 CARLOS AMORIM
    98971 palavras | 396 páginas
  • emoçoes e expressoes
    115473 palavras | 462 páginas