Revolução libeiral e balaiada

1289 palavras 6 páginas
Data: 1930

Evento: Revolução Liberal de 1930

Local: Rio Grande do Sul.

Atores sociais envolvidos: Os grupos que fizeram a revolução de 1930 foram:
- os tenentistas
- as classes populares das cidades,
- as classes médias,
- uma parcela do empresariado,
- numerosos representantes das oligarquias rurais, fazendeiros que durante décadas, participaram do poder nos seus Estados, mas souberam pular fora do barco no momento certo.
Causas: A Revolução de 1930 provocou profundas mudanças em nosso país, derrubou a República Velha ou a República do café com leite dando fim as oligarquias e iniciando uma nova era. Suas causas foram:
1°) A crise do café. A crise mundial de 1929 teve reflexos também em nosso país pela queda de exportações e os preços desse produto. O governo concordou em estocar o excedente, mas estabeleceu uma cota de produção para cada Estado produtor. Isso descontentou os cafeicultores.
2°) O desenvolvimento urbano. Cresceu bastante o número de pequenos comerciantes e de trabalhadores assalariados. A população urbana aumentou consideravelmente e ela pretendia participar da vida política do país.
3°) O assassinato de João Pessoa. Importante político paraibano e candidato a vice-presidência na chapa de Getúlio Vargas, João Pessoa foi morto no Recife e a oposição responsabilizou o governo federal pelo crime.
4°) A eleição de Júlio Prestes. Pela política do café com leite caberia a Minas Gerais indicar o substituto do presidente Washington Luís, paulista. Rompendo o acordo Washington Luís indicou como candidato oficial, Júlio Prestes, presidente de São Paulo.
Causas da Revolução liberal:
- Rompimento da política do café com leite,
- Aliança liberal entre Minas Gerais, Espírito Santo e Paraíba,
- Vitória de Júlio Prestes,
- Assassinato de João Pessoa,
- Tenentismo
Desenvolvimento:
Em 1930, as campanhas de eleição presidencial, se tornariam tumultuadas de fato, pois o ambiente político brasileiro estava em grande convulsão. Lutas,

Relacionados

  • Período Monarquico
    1233 palavras | 5 páginas