Revolução Inglesa - Thomas Robbes e John Loke

467 palavras 2 páginas
Revolução Inglesa – Hobbes e Locke
Dois grandes pensadores políticos do ocidente viveram de perto os acontecimentos da revolução Inglesa, que se estendeu de 1640 até 1689.As transformações ocorridas na Inglaterra do século XVII são evidentes nas obras de Thomas Hobbes e John Locke. Os dois adotaram posições diferentes em relação à queda do poder absolutista inglês, e suas teorias políticas influenciaram diversas discussões posteriores.
Thomas Hobbes (1588 – 1679) saiu da Inglaterra durante a Guerra Civil travada entre os Cavaleiros e os Cabeças Redonda, foi professor do filho de Carlos I na França e tornou – se próximo da corte dos Stuart.Durante o seu exílio na França, escreveu Leviatã, uma de suas principais obras políticas, e, quando o poder dos Stuart foi restaurado, já vivia na Inglaterra.Curiosamente, algumas de suas obras foram censuradas por seu antigo aluno, o rei Carlos II.
John Locke nasceu em 1632, e seus pais participaram da Guerra Civil lutando pelas tropas do parlamento. Quando Hobbes escreveu Leviatã, Locke tinha aproximadamente 18 anos e ainda era estudante.Viajou bastante pela Europa durante a Republica de Cromwell e os reinados de Carlos II e Jaime II, e as críticas ao Absolutismo tornaram-se muito evidentes em seus textos. Retornou à Inglaterra após a Revolução Gloriosa e era muito próximo de Guilherme de Orange, que assumiu o trono após a deposição de Jaime II.
Hobbes defende o poder absoluto do soberano pela força e o Estado é essencial para manter a paz entre os seres humanos; o poder político é apresentado como o poder de um pai sobre o filho, que o subjuga por poder destruí – lo. Há uma justificativa pragmática e racional da existência do Estado, trata – se de adquirir o poder por meio da “força natural” de um pai sobre um filho, por exemplo, ou por meio da guerra.
O pensamento de Hobbes está vinculado ao Antigo Regime, que no século XVII foi alvo de Críticas e enfrentamentos na Inglaterra.

Durante o século XVII, o confronto entre

Relacionados